Home Futebol Torrent no Flamengo: o que o treinador poderá utilizar da experiência com Guardiola?

Torrent no Flamengo: o que o treinador poderá utilizar da experiência com Guardiola?

Durante 11 anos, Torrent foi auxiliar técnico de Pep Guardiola e acompanhou ascensão do treinador até títulos em gigantes clubes europeus

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Flamengo está próximo de definir o novo treinador do clube após a saída de Jorge Jesus do clube. O nome mais próximo do clube é o espanhol Domènec Torrent, ex-auxiliar de Pep Guardiola e que acompanhou toda a trajetória de sucesso de um dos maiores treinadores do mundo atualmente.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI5clZmQ2N0dSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O objetivo do Flamengo com a contratação de Torrent é justamente manter o estilo ofensivo que coroou o trabalho de Jorge Jesus. Com o espanhol, o Rubro-Negro espera que a experiência de ter feito parte de grandes equipes europeias. Apesar de ser o segundo principal nome dos comandos das equipes de Guardiola, em muitos momentos o profissional de 58 anos foi quem deu ideias para que o trabalho engrenasse.

PUBLICIDADE

Em todo o trabalho com Guardiola, Domènec Torrent foi responsável por orientar treinamentos, corrigir os posicionamentos e buscar soluções para problemas das equipes. Ou seja, apesar do treinador espanhol levar todo o mérito pelo excelente futebol e os títulos, a participação do auxiliar é fundamental para que muitos dos conceitos funcionassem.

Um dos grandes exemplos aconteceu da influência de Torrent foi no Bayern de Munique. Logo no primeiro ano, a equipe teve problemas físicos e precisou improvisar jogadores na temporada. Depois de perder a Supercopa da Alemanha, os bávaros foram jogar contra o Chelsea pela Supercopa da Europa e fez um primeiro tempo ruim. Com o futebol apresentado pela equipe, o auxiliar teve a ideia de improvisar o lateral-direito Lahm como volante. Apesar do jogo terminar sem gols, os alemães melhoraram o rendimento e venceram nos pênaltis.

Trabalho solo

Domènec Torrent já trabalhou como treinador em algumas oportunidades. A principal delas foi após a longa experiência com Guardiola. Foram duas temporadas e 60 jogos a frente do New York City FC com várias formações utilizadas. O espanhol provou que diante de cada adversário pode utilizar um esquema tático totalmente diferente e isso ficou cada vez mais comum ao longo dos meses.

Assim como Guardiola, o próximo treinador deixa bem claro que além do esquema tático sempre irá priorizar o jogo com bola no chão, com um excelente desempenho ofensivo e que sempre irá buscar pressionar o adversário. Apesar de não ter a defesa mais eficiente da competição, o ataque funcionava bem com um meio de campo ágil e que sempre tinha três ou quatro homens para fazer o futebol funcionar.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Flamengo se reúne com técnico da Venezuela, mas agente indica acerto com Torrent

Vitorioso: veja os títulos que Torrent conquistou como auxiliar de Guardiola

PUBLICIDADE

Torcedores fazem memes com nome de possível técnico do Flamengo e personagem de Vin Diesel