Home Futebol Uma paixão centenária: saiba quem trouxe o futebol para o Brasil

Uma paixão centenária: saiba quem trouxe o futebol para o Brasil

Esporte “roubou” o espaço do remo e se consolidou nos corações dos brasileiros

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Tido como uma paixão nacional, o futebol é motivo de alegria e de entretenimento para os brasileiros. Apesar do esporte não ter sido inventado em solo nacional, somos conhecido como o país do futebol, e essa fama não vem à toa. Único campeão do mundo cinco vezes, o Brasil ostenta o fato de ser um “berço” revelador de craques há um século.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Mas como o futebol chegou em terra tupiniquins? O “culpado” chama-se Charles Miller. Em 1894, o jovem filho de ingleses desembarcou em São Paulo após passar um bom tempo estudando na Europa. Na bagagem, Miller trouxe bolas e regras para a difusão do esporte no país.

Charles Miller

Segundo historiadores, a prática do futebol se deu pela primeira vez no Brasil pelo São Paulo Athletic Club, formado por colonos ingleses. No entanto, o primeiro clube formado especificamente para o esporte foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898.

PUBLICIDADE

Na época, o remo era o esporte mais praticado no país. Contudo, o futebol veio para ficar e não demorou para se consolidar como prática favorita dos brasileiros. Diante desse “boom” do esporte, vários clubes que já existiam e que tinham o esporte aquático como base, acabaram migrando para a modalidade. Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo são exemplos disso.

No Rio de Janeiro, o Fluminense foi o pioneiro no esporte bretão, sendo fundado em 1902. O Tricolor das Laranjeiras se tornou o primeiro time a cobrar ingressos para uma partida. O jogo em questão se deu contra o Paulistano, onde 2.500 assistiram o embate.

Se difundindo anos após ano, o esporte bretão se consolidou como a paixão dos brasileiros, principalmente por conta das emblemáticas conquistas e dos feitos notórios alcançados pela Seleção Brasileira de futebol, que por décadas foi hemegônica.

LEIA MAIS: