Home Automobilismo Zanardi tem piora no estado de saúde e volta para UTI

Zanardi tem piora no estado de saúde e volta para UTI

Zanardi estava em centro de reabilitação em Milão

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

A luta de Alessandro Zanardi pela vida sofreu uma regressão nessa sexta-feira, 24 de julho: o ex-piloto e campeão paralímpico de 53 anos voltou a UTI, após passar alguns dias em um centro de reabilitação na cidade de Milão.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

“Hoje, diante das condições clínicas instáveis ​​do paciente Alex Zanardi, após consultas adequadas com o Dr. Franco Molteni, chefe do Departamento de Reabilitação Especialista Villa Beretta, uma instalação pertencente ao Hospital Valduce, onde o paciente foi hospitalizado desde 21 de julho, e aos especialistas de referência, a transferência do mesmo foi organizada, com meios e assistência adequados, para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital San Raffaele, em Milão. Nenhuma informação adicional sobre o caso será divulgada”, disse o médico Claudio Zanon a imprensa internacional.

No último dia 23 de julho, o pastor  Luca Poli, que trabalhou como clérigo por nove anos na clínica em que o italiano estava internado, visitá-lo e dizer que o ex-piloto tinha breves momentos de consciência.

PUBLICIDADE

“Às vezes ele está acordado, às vezes ele não está. Ele estava muito cansado quando foi transferido de Siena para aqui. Eu pude vê-lo por um momento. Não fui capaz de agarrar a mão dele, porque precisamos manter distância dos pacientes nesses momentos” – disse Poli, na ocasião.

O acidente

O italiano sofreu um grave acidente, enquanto  participava de uma competição de revezamento de bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas. Os participantes realizavam deslocamento entre duas etapas e passavam pelo km 146 da estrada entre as cidades italianas de Pienza e San Quirico d’Orci quando o incidente aconteceu.

Carreira

Depois de passagem apagada pela F1, Zanardi foi bicampeão na Fórmula CART pela Chip Ganassi em 1997 e 1998. Foi nessa mesma categoria que sofreu o grave acidente, em 2001, perdendo as duas pernas.

Após o fato, Zanardi passou a investir no esporte paralímpico conquistando duas medalhas de ouro na bicicleta de mão. As medalhas vieram nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

GP Brasil estaria fora do calendário da F1 2020; Assessoria não confirma informação