Zanardi tem piora no estado de saúde e volta para UTI

Zanardi estava em centro de reabilitação em Milão

Carlos Lemes Jr
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/Facebook Oficial

A luta de Alessandro Zanardi pela vida sofreu uma regressão nessa sexta-feira, 24 de julho: o ex-piloto e campeão paralímpico de 53 anos voltou a UTI, após passar alguns dias em um centro de reabilitação na cidade de Milão.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

“Hoje, diante das condições clínicas instáveis ​​do paciente Alex Zanardi, após consultas adequadas com o Dr. Franco Molteni, chefe do Departamento de Reabilitação Especialista Villa Beretta, uma instalação pertencente ao Hospital Valduce, onde o paciente foi hospitalizado desde 21 de julho, e aos especialistas de referência, a transferência do mesmo foi organizada, com meios e assistência adequados, para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital San Raffaele, em Milão. Nenhuma informação adicional sobre o caso será divulgada”, disse o médico Claudio Zanon a imprensa internacional.

No último dia 23 de julho, o pastor  Luca Poli, que trabalhou como clérigo por nove anos na clínica em que o italiano estava internado, visitá-lo e dizer que o ex-piloto tinha breves momentos de consciência.

“Às vezes ele está acordado, às vezes ele não está. Ele estava muito cansado quando foi transferido de Siena para aqui. Eu pude vê-lo por um momento. Não fui capaz de agarrar a mão dele, porque precisamos manter distância dos pacientes nesses momentos” – disse Poli, na ocasião.

O acidente

O italiano sofreu um grave acidente, enquanto  participava de uma competição de revezamento de bicicletas de mão, bicicletas ou cadeiras de rodas olímpicas. Os participantes realizavam deslocamento entre duas etapas e passavam pelo km 146 da estrada entre as cidades italianas de Pienza e San Quirico d’Orci quando o incidente aconteceu.

Carreira

Depois de passagem apagada pela F1, Zanardi foi bicampeão na Fórmula CART pela Chip Ganassi em 1997 e 1998. Foi nessa mesma categoria que sofreu o grave acidente, em 2001, perdendo as duas pernas.

Após o fato, Zanardi passou a investir no esporte paralímpico conquistando duas medalhas de ouro na bicicleta de mão. As medalhas vieram nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016).

LEIA MAIS

GP Brasil estaria fora do calendário da F1 2020; Assessoria não confirma informação