Home Futebol 5 coisas que você precisa saber sobre o Campeonato Brasiliense

5 coisas que você precisa saber sobre o Campeonato Brasiliense

Competição foi retomada no último fim de semana, com duelo remarcado da 10ª rodada

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Agora é pra valer. Nesta quarta-feira (12), o Campeonato Brasiliense define quais serão os semifinalistas da temporada 2020. Após o regresso de Gama e do Real Brasília, que se enfrentaram em embate da 10ª rodada, quatro duelos agitam o dia, e marca o regresso de seis equipes às atividades depois de um longo hiato de cinco meses.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Para esquentar de vez o regresso de retomada do certame, o Torcedores.com lista pra você alguns fatos do “novo normal” e também do histórico do Candangão.

VOLTA COM APAGÃO

PUBLICIDADE

Segundo o protocolo estabelecido para a volta da competição, os jogos serão com portões fechados e não contará com a presença da imprensa para a cobertura. Os duelos entre Sobradinho x Gama e Taguatinga x Formosa, possivelmente não terão acompanhamento. Já Capital x Real Brasília e Luziânia x Brasiliense devem ser transmitidos através das redes sociais dos clubes mandantes.

A emissora de televisão que detém os direitos de transmissão do Campeonato Brasiliense só tem espaço em sua grade para exibir os jogos nos sábados à tarde.

REGULAMENTO ATUAL

No regulamento atual vigente no certame, 12 equipes se enfrentam em turno único, onde os dois últimos acabam sendo rebaixados. As oito melhores campanhas avançam ao mata-mata, disputados com jogos de ida e volta. O atual campeão estadual é o Gama.

PUBLICIDADE

MAIORES CAMPEÕES:

Em termos de conquista, o time do Gama é o dono do maior número de conquistas. Fundado em 1975, o Verdão acumula 12 conquistas e sete vice-campeonatos. O primeiro título no certame foi conquistado em 1979. Arquirrival do Periquito, o caçula Brasiliense computa nove conquistas, sendo seguido pelo Brasília, que entre os anos 70 e 80 mandou no Estadual.

Gama – 12 títulos

Brasiliense – 9 títulos

PUBLICIDADE

Brasília – 8 títulos

SURGIMENTO CURIOSO:

A origem do Campeonato Brasiliense se deu através de peladas realizadas entre os funcionários das construtoras responsáveis pela construção da capital federal. Inicialmente, foi feito um campo temporário na Vila Planalto, setor onde ficava a maior parte dos acampamentos das construtoras.

Cada empresa ficava responsável por montar o seu “plantel”, e essas disputas acabaram dando origem ao primeiro Candangão da história, realizado em 1959. O primeiro time que surgiu foi o Rabello Futebol Clube, da Construtora Rabello – responsável por erguer o Palácio do Planalto.

PUBLICIDADE

TIMES DE OUTROS ESTADOS

O Campeonato Brasiliense orgulha-se da façanha de já ter aceitado em sua disputas equipes de outro estado, como de Goiás e também de Minas Gerais – entre eles o Luziânia, Paracatu, Unaí, entre outros.

LEIA MAIS: