Home Extra Brasil campeão, Ronaldinho no Barça e mais: como era o mundo quando a final da Champions teve um time francês pela última vez?

Brasil campeão, Ronaldinho no Barça e mais: como era o mundo quando a final da Champions teve um time francês pela última vez?

Seleção Brasileira era a mais temida do mundo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Os clubes franceses não tem tanta tradição em Champions League e o único clube do país a conquistar o título foi o Olympique de Marselha, na década de 90.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJNNkhBTjJUVSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

PUBLICIDADE

Mas o último clube francês a chegar a uma decisão de Champions sequer é considerado um clube do país por muitos, mesmo que atue na Ligue 1.

O Monaco, clube do principado e que, futebolisticamente falando, é francês, chegou a uma histórica final de Champions na temporada 2003/04 após derrubar o gigante Real Madrid nas quartas e o emergente Chelsea na semi.

Histórico: Monaco bate o Chelsea na ida e encaminha vaga na final da Champions. Assista:

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJlTTVKT1BpdSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Desde então, nenhum clube da Ligue 1 chega a uma decisão – e sequer perto disso, já que o último semifinalista foi o mesmo Mônaco em 2016/17, quando parou na Juventus.

O PSG pode se igualar ao Monaco e chegar à final da Champions, o que quebraria o tabu de 16 anos sem um francês na decisão.

Na ocasião, o Monaco perdeu por 3 a 0 para o Porto e ficou sem o título.

Mas como era o mundo do futebol quando um francês chegou à final da Champions pela última vez?

PUBLICIDADE

Copa do Mundo
O último Mundial havia sido disputado dois anos antes e o campeão era o Brasil, que ainda contava com Ronaldo, Ronaldinho e companhia.

Champions League
Porto x Monaco fariam uma decisão que tiraria a coroa do atual campeão da temporada anterior, o Milan, que havia batido a Juventus.

Libertadores
A final da Champions foi em 26 de maio de 2004, enquanto a Libertadores estava nas quartas. O campeão do mesmo ano seria o surpreendente Once Caldas, mas naquele momento os semifinalistas eram Boca Juniors, River Plate, São Paulo e a zebra colombiana.

Copa da UEFA
A atual Liga Europa ainda tinha o nome de Copa da UEFA e teve seu campeão conhecido na semana anterior. Em 19 de maio o Valencia bateu o também francês Olympique de Marselha e ficou com a taça.

PUBLICIDADE

Ligas nacionais

Brasileirão
No Brasil, o atual campeão brasileiro era o Cruzeiro, que deu show em 2003 e conquistou a tríplice coroa.

Campeonato Italiano
Na Itália, o Milan havia conquistado seu 17º título.

Campeonato Espanhol
Na Espanha a zebra passeou e o Valencia conquistou mais um título espanhol no século – havia sido campeão em 2001. O Barcelona, do melhor jogador do mundo Ronaldinho Gaúcho, e o Real Madrid dos galácticos pararam na equipe de Mestalla.

PUBLICIDADE

Campeonato Francês
Na França, o Lyon segue seu empilhamento de títulos e conquistava mais um sob a batuta de Juninho Pernambucano.

Campeonato Inglês
O Arsenal fazia história na Inglaterra e levava a taça dourada da Premier League após ser campeão invicto – o único até hoje.

Campeonato Alemão
Mais uma zebra passeou na Europa e o Werder Bremen, do atacante brasileiro Adhemar, foi o campeão alemão.

Campeonato Português
Campeão da Champions sobre o Monaco, o Porto fez a limpa e levou também o título português.

PUBLICIDADE

Time-base do Monaco em 2003/04

Flavio Roma; Hugo Ibarra, Julien Rodriguez, Gael Givet e Patrice Evra; Edouard Cissé, Lucas Bernardi e Shabani Nonda; Ludovic Giuly, Jérome Rothen e Fernando Morientes. Técnico: Didier Deschamps

A equipe terminou o Campeonato Francês na terceira colocação, quatro pontos atrás do campeão Lyon e três atrás do vice PSG.

Leia mais:
Torcedores do Corinthians recuperam vídeo em que Felipe Melo admite torcida pelo clube

PUBLICIDADE