Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Brasil campeão, Ronaldinho no Barça e mais: como era o mundo quando a final da Champions teve um time francês pela última vez?

Seleção Brasileira era a mais temida do mundo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016, radialista na Paiquerê 91,7.

Crédito: Divulgação/AS Monaco

Os clubes franceses não tem tanta tradição em Champions League e o único clube do país a conquistar o título foi o Olympique de Marselha, na década de 90.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Mas o último clube francês a chegar a uma decisão de Champions sequer é considerado um clube do país por muitos, mesmo que atue na Ligue 1.

O Monaco, clube do principado e que, futebolisticamente falando, é francês, chegou a uma histórica final de Champions na temporada 2003/04 após derrubar o gigante Real Madrid nas quartas e o emergente Chelsea na semi.

Histórico: Monaco bate o Chelsea na ida e encaminha vaga na final da Champions. Assista:

Desde então, nenhum clube da Ligue 1 chega a uma decisão – e sequer perto disso, já que o último semifinalista foi o mesmo Mônaco em 2016/17, quando parou na Juventus.

O PSG pode se igualar ao Monaco e chegar à final da Champions, o que quebraria o tabu de 16 anos sem um francês na decisão.

Na ocasião, o Monaco perdeu por 3 a 0 para o Porto e ficou sem o título.

Mas como era o mundo do futebol quando um francês chegou à final da Champions pela última vez?

Copa do Mundo
O último Mundial havia sido disputado dois anos antes e o campeão era o Brasil, que ainda contava com Ronaldo, Ronaldinho e companhia.

Champions League
Porto x Monaco fariam uma decisão que tiraria a coroa do atual campeão da temporada anterior, o Milan, que havia batido a Juventus.

Libertadores
A final da Champions foi em 26 de maio de 2004, enquanto a Libertadores estava nas quartas. O campeão do mesmo ano seria o surpreendente Once Caldas, mas naquele momento os semifinalistas eram Boca Juniors, River Plate, São Paulo e a zebra colombiana.

Copa da UEFA
A atual Liga Europa ainda tinha o nome de Copa da UEFA e teve seu campeão conhecido na semana anterior. Em 19 de maio o Valencia bateu o também francês Olympique de Marselha e ficou com a taça.

Ligas nacionais

Brasileirão
No Brasil, o atual campeão brasileiro era o Cruzeiro, que deu show em 2003 e conquistou a tríplice coroa.

Campeonato Italiano
Na Itália, o Milan havia conquistado seu 17º título.

Campeonato Espanhol
Na Espanha a zebra passeou e o Valencia conquistou mais um título espanhol no século – havia sido campeão em 2001. O Barcelona, do melhor jogador do mundo Ronaldinho Gaúcho, e o Real Madrid dos galácticos pararam na equipe de Mestalla.

Campeonato Francês
Na França, o Lyon segue seu empilhamento de títulos e conquistava mais um sob a batuta de Juninho Pernambucano.

Campeonato Inglês
O Arsenal fazia história na Inglaterra e levava a taça dourada da Premier League após ser campeão invicto – o único até hoje.

Campeonato Alemão
Mais uma zebra passeou na Europa e o Werder Bremen, do atacante brasileiro Adhemar, foi o campeão alemão.

Campeonato Português
Campeão da Champions sobre o Monaco, o Porto fez a limpa e levou também o título português.

Time-base do Monaco em 2003/04

Flavio Roma; Hugo Ibarra, Julien Rodriguez, Gael Givet e Patrice Evra; Edouard Cissé, Lucas Bernardi e Shabani Nonda; Ludovic Giuly, Jérome Rothen e Fernando Morientes. Técnico: Didier Deschamps

A equipe terminou o Campeonato Francês na terceira colocação, quatro pontos atrás do campeão Lyon e três atrás do vice PSG.

Leia mais:
Torcedores do Corinthians recuperam vídeo em que Felipe Melo admite torcida pelo clube