Home Futebol Brasileirão: entenda como funcionarão as mudanças do protocolo de segurança da CBF

Brasileirão: entenda como funcionarão as mudanças do protocolo de segurança da CBF

Principais mudanças envolvem prazos e possibilidade dos clubes escolherem qual laboratório armazenará os testes antes de cada rodada do Brasileirão

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Depois de 36 jogadores acusarem positivo na primeira rodada das três divisões do Brasileirão, a CBF anunciou algumas mudanças no protocolo de segurança. Na noite desta segunda-feira, a entidade endureceu as medidas e deu uma escolha importante que cada clube irá fazer.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJRNk1Ed3B1aiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Em comunicado, a CBF anunciou que agora os clubes testar todos os jogadores inscritos no Brasileirão com 72 horas antes de cada rodada com mandantes enviando os testes de todos os jogadores até 24h antes de cada partida. Para os clubes visitantes, o prazo é ainda menor e 12h antes da viagem de cada o resultado terá que estar sob posse da entidade. A medida, no entanto, envolve tantos os jogadores que estarão relacionados como aqueles que ficarão de fora de cada confronto. O objetivo da CBF é ter o controle sob os contatos de cada atleta tem com seu companheiro ou funcionário de uma equipe.

PUBLICIDADE

Além da primeira mudança, a CBF agora deixará a cargo dos clubes a escolha de qual laboratório serão realizados os testes. Anteriormente, a entidade limitou apenas o Hospital Albert Einstein, mas a confusão causada no duelo entre Goiás x São Paulo que culminou na nova tiragem de testes e o atraso na entrega dos resultados. Em qualquer opção, quem pagará pelos testes será a entidade.

No Brasileirão Série A, o principal caso envolveu o Goiás que teve 10 jogadores identificados com o coronavírus, mas que por um erro de armazenagem acabou tendo que realizar uma nova coleta que foi entregue apenas na manhã do dia do jogo, algo que o protocolo recomenda 24h antes da realização do jogo. Com isso, o clube entrou em contato com um novo laboratório para buscar a contraprova e com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva para tentar adiar o duelo.

A contraprova acabou comprovando que nove jogadores contraíram o Covid-19. Como o Goiás ainda não havia recebido a confirmação do adiamento, o clube entrou em contato com jogadores que não haviam sido relacionados e nem realizaram testes. No entanto, minutos depois do horário previsto para o começo do jogo o STJD confirmou o respaldo ao clube Esmeraldino para não entrar em campo. Nas séries B e C aconteceram outros 27 casos em que os jogadores foram afastados, mas apenas um jogo acabou sendo adiado.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Como os times do Brasileirão se posicionaram sobre protocolo para coronavírus?

Enquete: sem Jorge Jesus, Sampaoli é o melhor técnico do Brasileirão?

Enquete: você acha que o Brasileirão deveria ter começado? Vote!

PUBLICIDADE