Home Futebol Enquete: você acha que o Brasileirão deveria ter começado? Vote!

Enquete: você acha que o Brasileirão deveria ter começado? Vote!

Em temporada apertada devido a pandemia, clubes terão outras competições até fevereiro de 2021 enquanto jogam sem público e com risco de contaminação

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Brasileirão começou no último fim de semana, mas ao invés dos tradicionais 10 jogos apenas 6 aconteceram por diferentes razões. Enquanto três partidas foram adiadas devido as finais dos estaduais da Bahia e de São Paulo, um confronto em específico foi adiado devido a contaminação de 10 jogadores do Goiás poucas horas antes do duelo acontecer no domingo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJVUzFFbzFPciIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Com isso, o coro pela paralisação do Brasileirão ganhou ainda mais força por torcedores, jornalistas, jogadores e dirigentes que entendem que a condição atual que o país vive ainda é complicada para a realização do campeonato. No entanto, o assunto ainda envolve muitos lados e uma paralisação poderia causar danos expressivos para cada interessado na continuidade da competição.

PUBLICIDADE

O principal problema para os clubes é relacionado a parte financeira. Sem a presença dos torcedores, as equipes já perdem uma grande parte de renda com os ingressos comercializados. Equipes que lotam seus estádios como Flamengo e Corinthians sentem ainda mais falta pois apenas no Brasileirão de 2019 cada um faturou R$ 53,4 e R$ 31,5 milhões, respectivamente. Além disso, sem a realização de jogos os clubes não podem ter a exposição de patrocínios e transmissão televisa, coisas que ajudam demais os cofres das equipes.

Com empresas e as emissoras, ambas as situações firmaram contratos com cada um dos 20 clubes e pagaram por estamparem seus logos em uniformes e placas de publicidade. Então, a luta por manter o campeonato abrange todos os interessados que não entram em campo.

Por outro lado, funcionários e familiares dos clubes correm grande risco de se infectarem mesmo com o protocolo sendo seguido à risca. Casos como o do Goiás que afirma ter seguido as regras de proteção, mas mesmo assim contou com 10 jogadores contaminados horas antes do jogo diante do São Paulo podem acontecer a cada rodada. O pior de tudo é a possibilidade de infectar familiares e funcionários que não possuem os mesmos recursos para se tratarem.

Outros países

Muitos relacionam o início do Brasileirão com a volta dos principais campeonatos europeus. Quase todos os principais países liberaram a volta do futebol ao mesmo tempo, mas todos relacionaram a situação da pandemia que foi controlada com a volta de todas as atividades cotidianas. No Brasil, a pandemia de coronavírus ainda atinge cerca de 1000 pessoas diariamente e apresenta um alto número de pessoas contaminadas todos os dias.

PUBLICIDADE

E para você, torcedor. O Brasileirão deveria ter começado? Vote na enquete abaixo!

Você acha que o Brasileirão deveria ter começado?

Sim
Não

LEIA MAIS:

Enquete: Atlético-MG tem elenco melhor que o Flamengo? Vote!

PUBLICIDADE

Andrés Sanchez apoia seguimento do Brasileirão para não comprometer “continuidade econômica dos clubes”

Sem dinheiro da Globo, São Paulo e Goiás têm prejuízo milionário com adiamento de jogo por coronavírus