5 jogadores brasileiros que se aventuraram no futebol finlandês
Atletas brasileiros têm histórias de sucesso atuando no gelado país
Divulgação
O mercado finlandês está longe de ser o destino favorito e sinônimo de sucesso para jogadores brasileiros que almejam uma carreira no Velho Continente. Dono de um clima totalmente contrário do vivenciado por aqui, o país costuma a ficar sem luz solar durante 24 horas durante o período do inverno. Apesar disso, o país apresenta boas condições de carreira para atletas, e muitos jovens já estão embarcando nessa linha.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
Listamos abaixo jogadores que optaram atuar no desconhecido futebol finlandês, alguns deles inclusive já escreveram seus nomes nos respectivos clubes.
Rafinha – 38 anos – Meia – Oulu
Nascido em Campinas, Rafinha já havia desistido da carreira de jogador, quando recebeu uma oferta para fazer um teste em uma equipe da Finlândia.
“Eu já estava trabalhando fora do futebol e também jogava na várzea da região de Campinas e de Itatiba para aumentar a renda. Aí em 2005 apareceu a oportunidade de ir para um período de restes para jogar na Segunda Divisão da Finlândia. Aceitei na hora”, disse ele em entrevista ao LANCE! há dois anos.
Depois de ser aprovado no Oulu, o jogador que inicialmente atuava de lateral-direito se transferiu para o Genk, da Bélgica, mas depois retornou ao país, jogando pelo HJK Helsink, e nesta temporada acertou seu regresso ao Oulu.
Rafael Vieira – 42 anos – Atacante – Lahti
O caso de maior sucesso de jogador brasileiro na Finlândia é do atacante Rafael Vieira. Terceiro maior artilheiro da primeira divisão do país, Rafael acumula 110 tentos anotados, e se tornou o maior goleador da sua equipe, o Lahti, onde está desde 2005.
Rafael iniciou sua carreira no futebol profissional justamente na Finlândia, quando tinha 18 anos de idade, defendendo as cores do HJK Helsinki, isso em 1997.
“Interminável”, o atacante é exemplo para outros jogadores brasileiros, e já foi responsável por trazer outros compatriotas para o futebol do país.
Pedro Vitor – 22 anos – Meia – KuPS
Revelado nas categorias de base do Sport, o jovem meio-campista Pedro Vitor também aceitou o desafio de atuar nos gramados finlandeses. Inicialmente, o jogador deixou o Leão em 2018 e rumou para o tradicional AEK, onde não chegou a atuar e foi emprestado para o Aris, no intuito de adquirir maior bagagem. No início deste ano, o jogador brasileiro foi adquirido por empréstimo pelo KuPS, onde já fez quatro partidas, mas não marcou nenhum tento.
Jair – 25 anos – Meia – Ilves
Após defender o Ituano, o meio-campista Jair aceitou o desafio de ir por empréstimo para o futebol finlandês, mais precisamente para defender o Oulu. Apesar de ter retornado ao Galo em mais uma oportunidade, o jogador resolveu permanecer no país europeu de vez, e atualmente joga pelo Ilves, time da primeira divisão finlandesa.
Vitinho – 21 anos – Meia – HIFK
Cria da base do Internacional, o meia João Victor, conhecido como Vitinho, não oportunidade no profissional do Colorado e acabou sendo negociado para o Vejle, da Dinamarca, onde faturou o título da segunda divisão do país. Nesta temporada, o jogador aceitou o desafio de atuar no HIFK, onde fez seu debute no último fim de semana.

