Home Extra Clubes podem usar nova regra da FIFA para não liberarem atletas para seleções

Clubes podem usar nova regra da FIFA para não liberarem atletas para seleções

Entidade emitiu comunicado no fim da última segunda-feira (24)

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A FIFA emitiu um comunicado na última segunda-feira (24) em que usa a pandemia do novo coronavírus para criar novas regras de relaxamento para que os clubes não precisem ceder seus jogadores para as seleções nacionais.

PUBLICIDADE

Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJEYmJ5b0pmSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

A entidade afirmou em nota que alguns países tem começado a enxergar uma segunda onda de contaminação e isso pode ser prejudicial para a continuidade do futebol até o fim da pandemia.

PUBLICIDADE

“Governos voltaram a impor restrições de viagem e de imigração, porque o número de casos voltou a aumentar”, publicou a FIFA, que seguiu.

“Algumas dessas medidas afetam diretamente as competições internacionais, como podem ser as quarentenas, o isolamento obrigatório, as restrições de viagem.”

Com as novas restrições, a FIFA definiu que os clubes não precisarão ceder jogadores para seleções caso seja necessário um período de quarentena de até cinco dias antes das partidas internacionais.

Veja os novos quatro tópicos publicados pela FIFA para que clubes não sejam obrigados a liberarem jogadores:

PUBLICIDADE

a) Quando houver um período obrigatório de quarentena ou auto-isolamento de pelo menos cinco dias após a chegada à localização do clube que tem a obrigação de liberar o jogador para uma seleção;
b) ou o local onde uma partida da seleção está agendada para acontecer;
c) se houver uma restrição de viagem de ou para qualquer local (a. ou b. acima);
d) se nenhuma isenção específica das autoridades relevantes com relação às decisões acima foi concedida aos jogadores de uma seleção.

A próxima data FIFA será já no mês de setembro de 2020, mas apenas as seleções europeias serão obrigadas a disputar, já que haverão partidas da Nations League.

Leia mais:
Por quanto tempo a Copa do Brasil ficou paralisada?