Home Futebol Como era o mundo do futebol quando o Palmeiras conquistou seu último título paulista?

Como era o mundo do futebol quando o Palmeiras conquistou seu último título paulista?

Um rival era bicampeão brasileiro, outro estava na Série B, mas treinador era o mesmo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Palmeiras não é campeão paulista desde 2008 e terá a chance de voltar a conquistar o estadual em dois jogos contra o rival Corinthians. Nesta quarta-feira (5), na casa do rival, e no sábado (8), no Allianz Parque.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI3RGRjektVRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Mas como era o mundo da bola quando o Palmeiras levantou seu último título paulista?

A competição terminou no dia 4 de maio daquele ano com uma goleada por 5 a 0 sobre a Ponte Preta, ainda no antigo Parque Antarctica. O elenco era completamente diferente, mas o treinador era o mesmo de 2020: Vanderlei Luxemburgo.

A semelhança, porém, fica apenas nisso. Isso porque o Corinthians, por exemplo, rival da decisão de 2020, estava na Série B do Brasileirão pela primeira vez em sua história.

O rival “forte” do Verdão no período era o São Paulo, atual bicampeão brasileiro – conquistaria o tri no fim de 2008 – e o Santos era o atual bicampeão paulista.

PUBLICIDADE

Mas as diferenças não eram apenas no futebol paulita. No Rio de Janeiro, a sensação era o Fluminense, atual campeão da Copa do Brasil e principal destaque da Libertadores, que naquele período estava nas oitavas de final – o Flu posteriormente chegaria à decisão, mas pararia na LDU.

O Palmeiras tinha em seu ataque nomes que ficaram marcados para a torcida: Kléber Gladiador e Alex Mineiro, o artilheiro daquele Paulistão com 15 gols, mas que aposentaria apenas dois anos depois, no Athletico Paranaense.

Naquele mesmo dia, em 4 de maio, o Flamengo, o Cruzeiro e o Internacional conquistaram seus respectivos estaduais.

Europa
Na futebol europeu, as equipes inglesas dominavam. A final da UEFA Champions League seria disputada dias após a final do Paulistão e colocaria frente à frente Chelsea x Manchester United.

PUBLICIDADE

A Liga Europa apresentava uma nova sensação para o futebol mundial, o Zenit, do camisa 10 criativo Andrey Arshavin. A equipe seria base da seleção russa que brilharia na Eurocopa meses depois e eliminaria a Holanda, mas pararia nas semifinais para a Espanha, campeã do torneio.

O Brasil vivia ciclo olímpico e estava em momento de decisão para quem seriam os três escolhidos como os acima dos 23 anos a estarem nos Jogos. Posteriormente, apenas Ronaldinho Gaúcho foi com Dunga às Olimpíadas e fardou a braçadeira de capitão, mas a Seleção terminou com o bronze.

Relembre a escalação do Palmeiras no jogo do título do Paulistão 2008:

Marcos (Diego Cavalieri); Élder Granja, Gustavo, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Diego Souza e Valdivia; Kléber (Denílson) e Alex Mineiro (Lenny)

PUBLICIDADE

Os gols do 5 a 0 foram marcados por Ricardo Conceição (contra), Alex Mineiro (duas vezes), Valdivia e Diego Souza.

Leia mais:
De fuga e insegurança a destaque e titularidade: como Patrick de Paula saiu de comunidade no RJ para se tornar peça-chave no Palmeiras