Home Futebol Jeonbuk Motors, o time de uma multinacional do ramo de automóveis

Jeonbuk Motors, o time de uma multinacional do ramo de automóveis

Gerido pela fabricante de automóveis, o clube se tornou um dos mais importantes da Coréia do Sul e conta com dois brasileiros em seu elenco

Redação Torcedores
Torcedores é hoje o maior portal independente de esportes do país. Atua da cobertura de diversos esportes, eventos e equipes. Nossa redação possui uma equipe formada por dezenas de editores e colaboradores especializados na cobertura esportiva.

Criado em 1994, o Jeonbuk Hyundai Motors é um dos vários clubes da Coréia do Sul que possuem uma grande empresa por trás. Ao lado da Hyundai, que também realiza investimentos no baseball, basquete, vôlei, tiro com arco e rubgy além do futebol e expande suas equipes para as categorias masculinas e femininas. Um excelente time para acompanhar e apostar em uma das modalidades do https://campobet.com/br/. De acordo com a própria empresa, o objetivo é reforçar as comunidades locais com os times esportivos para construir um amor em torno do esporte e encorajar sonhos e a esperança dos mais jovens.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Em relação ao futebol masculino, tudo começou quando o clube predecessor chamado Wansan Puma FC não teve a capacidade financeira para fazer parte da K-League, o campeonato nacional da Coréia. Depois de receber ajuda de uma fabricante de bebidas local e mudar o seu nome para Jeonbuk Buffalo, a equipe chegou à primeira divisão em 94 até falir depois do último jogo da temporada.

No mesmo ano, a Coréia buscava sediar a Copa do Mundo de 2002 contra o Japão e o México, país considerado como o menos favorito até a disputa ficar entre as duas nações asiáticas. No fim, japoneses e coreanos foram escolhidos como uma sede só e, para estimular o crescimento do futebol local, a Hyundai Motors assumiu o controle dos jogadores do Jeonbuk Buffalo para
criar uma nova equipe chamada Jeonbuk Dinos no dia 12 de dezembro de 1994. Somente em 1999, o clube passou a ser operado diretamente pela Hyundai e leva o nome da empresa em seu escudo.

PUBLICIDADE

Até 2005, o clube ainda não tinha a relevância que possui atualmente no cenário nacional mesmo tendo conquistado alguns títulos, como a Copa da Federação Coreana. Foi ao vencer de forma totalmente surpreendente a AFC Champions League, o campeonato continental da Ásia, que o clube assumiu o papel que possui hoje na Coréia do Sul. Em dezembro de 2006, o
Jeonbuk disputou o Mundial de Clubes da FIFA e foi derrotado pelo América do México nas quartas de final dentro da edição em que o Internacional derrotou o Barcelona com um gol de Adriano Gabiru.

O primeiro título nacional sul-coreano veio apenas em 2009 e, a partir daí, o clube verde venceu o campeonato local por sete vezes. Com 41 anos completados em 2020, o atacante Lee Dong-Gook ganhou todos os títulos nacionais com o Jeonbuk Motors e se tornou o maior artilheiro de todos os tempos da Champions League asiática em 2016, mesmo ano em que o Jeonbuk venceu a competição continental pela segunda vez em sua história. Desde 2017, os Warriors conquistaram três títulos nacionais de forma seguida.

Atualmente, são dois os brasileiros que vestem a camisa da equipe sul-coreana. Depois de fazer um bom ano de 2019 com o Botafogo de Riberão Preto, o meia Murilo foi contratado pela equipe e, mais recentemente, o ex-atacante de Corinthians e Internacional, Gustagol, assinou contrato com o Jeonbuk até dezembro de 2023 em troca de 3 milhões de dólares, como publicado pelo Globoesporte.com. Outros brasileiros como os atacantes Marcos Aurélio e Neto Baiano também já vestiram a camisa do clube baseado em Jeonju.