Home Futebol Internazionale garante vaga na final da Liga Europa explorando a força da sua dupla de ataque e seu eficiente jogo coletivo

Internazionale garante vaga na final da Liga Europa explorando a força da sua dupla de ataque e seu eficiente jogo coletivo

Na coluna PAPO TÁTICO, Luiz Ferreira destaca a atuação dos comandados de Antonio Conte na goleada sobre o Shakhtar Donetsk nesta segunda-feira (17)

Luiz Ferreira
Produtor executivo da equipe de esportes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, jornalista e radialista formado pela ECO/UFRJ, operador de áudio, sonoplasta e grande amante de esportes, Rock and Roll e um belo papo de boteco.

O futebol atual exige muitas coisas nesses dias atuais. Não basta somente ter talento. É preciso ter inteligência para fazer a leitura certa dos poucos espaços que sobraram dentro das quatro linhas. Também é preciso ter um jogo coletivo coeso e eficiente para abrir defesas adversárias e chegar ao gol e (consequentemente) às vitórias. Com dois de Lukaku, dois de Lautaro Martínez e um de D’Ambrosio, a Internazionale se garantiu na decisão da Liga Europa ao bater o Shakhtar Donetsk por 5 a 0 nesta segunda-feira (17), em Düsseldorf, seguindo essa cartilha. A equipe comandada por Antonio Conte é forte na defesa, tem qualidade para sair para o ataque com a bola no chão, possui jogadores inteligentíssimos e ainda conta com uma das duplas de ataque mais letais da atualidade. A imposição sobre a equipe ucraniana (em todos os aspectos) impressionou bastante.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

É verdade que se esperava muito mais do Shakhtar Donetsk. Mas o que se viu em campo foi uma equipe armada no seu velho e usual 4-2-3-1 (com a sua já conhecida legião de brasileiros), mas sem conseguir emplacar seu estilo de jogo mais agressivo. Tudo porque a Inter se fechava bem com sua linha de cinco na frente da área de Handanovic e contava com um Brozovic altamente inspirado na distribuição de jogo e na leitura dos espaços. Ao mesmo tempo, Barella também se juntava a D’Ambrosio pela direita e Ashley Young imprimia muita força no apoio pra cima de Dodô pelo outro lado. Os 67% de posse de bola do Shakhtar Donetsk na primeira etapa (dados do SofaScore) eram completamente estéreis. A Internazionale se fechava e partia em alta velocidade para o ataque. Tanto que finalizou mais vezes a gol (quatro contra três) e foi para o intervalo com a vantagem no placar.

Internazionale vs Shakhtar Donetsk - Football tactics and formations

PUBLICIDADE

A Internazionale de Antonio Conte sabe se impôr na base da força física (principalmente com Lukaku no ataque), mas também sabe colocar a bola no chão quando é necessário. O 3-1-4-2 nerazzurri negou espaços ao Shakhtar Donetsk que ficou muitas vezes com a bola sem saber o que fazer com ela. Ótimo jogo coletivo da equipe nerazzurri.

Vale destacar aqui a atuação da dupla de ataque formada por Lukaku e Lautaro Martínez. Os dois, além de estarem na fase mais goleadora das suas carreiras, também são importantíssimo no trabalho tático do time de Antonio Conte. Enquanto o belga abre espaços na base da velocidade e da força física, o argentino é inteligente para ler os espaços e fazer a movimentação correta no setor ofensivo. Com os gols marcados nesta segunda-feira (17), Lukaku chegou a 14 gols na Liga Europa e 33 na temporada 2019/20. Já Lautaro Martínez chegou aos 21 gols. A dupla Lu-La foi responsável por nada menos do que dez assistências. O faro de gol dos dois, a força da equipe na defesa e a velocidade nas transições é uma das principais armas de Antonio Conte. E não é exagero colocar Lukaku e Lautaro como uma das duplas de ataque mais eficientes da atualidade.

Sem conseguir se impôr, o Shakhtar Donetsk seguiu usando as armas que tinha à disposição. O técnico Luís Castro ainda tentou dar sangue novo ao seu time com as entradas de Solomon e Konoplyanka nos lugares de Alan Patrick e Marlos respectivamente, mas sem nenhum sucesso. A Internazionale aproveitou duas bobeiras da defesa adversária para marcar mais duas vezes (uma com D’Ambrosio e outra com Lautaro Martínez). E vale destacar a atuação de Brozovic no lance do terceiro gol. O camisa 77 subiu para pressionar Stepanenko e conseguiu forçar o erro. Estratégia semelhante utilizada no quarto e no quinto gol nerazzurri, ambos marcados por Lukaku. Depois disso, Antonio Conte fez substituições para descansar seus principais jogadores, mas não abriu mão da forte pressão na saída de bola do Shakhtar. Mesmo com os cinco gols de vantagem no placar.

Shakhtar Donetsk vs Internazionale - Football tactics and formations

PUBLICIDADE

O jogo da Internazionale foi baseado na força, na intensidade nas transições e na leitura correta dos espaços. O Shakhtar Donetsk tinha a bola, mas continuava sem saber como furar o eficiente bloqueio defensivo da equipe de Antonio Conte. Mesmo com as saídas de Lukaku e Lautaro Martínez, a equipe ucraniana poderia ter levado ainda mais gols.

A final da Liga Europa 2019/20 (marcada para a próxima sexta-feira, dia 21 de agosto, em Colônia) vai reunir duas equipes altamente táticas. Se a Internazionale de Antonio Conte possui seu estilo próprio de jogo, baseado na força e na velocidade nas transições, o Sevilla de Julen Lopetegui não fica atrás. O escrete da Andaluzia joga num 4-3-3 compacto e bem distribuído em campo. Todos os movimentos são extremamente coordenados e jogadores como Suso, Ocampos e Banega sabem muito bem o que fazer com a bola. Será bastante interessante ver como a Internazionale vai se comportar diante de um time que toca a bola com extrema qualidade e sabe abrir espaços como poucos nessa Liga Europa. Além, é claro, de saber muito bem como disputar essa competição. Mas não podemos esquecer de Lukaku e Lautaro Martínez, cada vez mais decisivos para a Inter.

A decisão do dia 21 de agosto já será histórica como a primeira da competição a ser realizada sem público por conta da pandemia de COVID-19. Mas também será a oportunidade perfeita de observarmos dois grandes times e dois grandes treinadores duelando em Colônia. Internazionale e Sevilla fizeram por merecer e estão na decisão. Seja quem for o vencedor, a taça estará em ótimas mãos.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Barcelona poderá ‘adiar’ negociação por Lautaro, mas mantém sonho da negociação

Neymar? Lautaro? Presidente do Barcelona evita prometer reforços de peso