Home Futebol Sem divisão no campeonato nacional, Portuguesa completa 100 anos de história

Sem divisão no campeonato nacional, Portuguesa completa 100 anos de história

O último ano em que a Portuguesa disputou o Campeonato Brasileiro da série A foi em 2013, temporada que foi um pesadelo para os seus torcedores

Jeff Macedo
Colaborador do Torcedores.com.

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJkNU5tZDFFZiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

A Associação Portuguesa de Desportos, clube que completa 100 anos de história,  foi fundada no dia 14 de agosto de 1920,  a partir da fusão de cinco clubes portugueses da cidade de São Paulo: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense.

Um dos clubes mais simpáticos do Brasil, a Portuguesa chega ao seu ano centenário vivendo um drama e lutando para permanecer vivo no futebol. Atualmente sem divisão no Campeonato Brasileiro e na série A2 do Campeonato Paulista, os torcedores e adeptos tem de recorrer ao passado para lembrar dos grandes momentos da equipe, como o vice-Campeonato Brasileiro, em 1990 ou o time envolvente da Barcelusa, em 2011, que conquistou a série B do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

2013 nunca acaba

O último ano em que a Portuguesa disputou o Campeonato Brasileiro da série A foi em 2013, temporada que foi um pesadelo para os seus torcedores, já que a equipe não foi rebaixada nas quatro linhas. Em julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a Lusa perdeu quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton, e consequentemente foi rebaixada para a segunda divisão, desde então o clube só caiu cada vez mais.

Com a perca dos pontos, a Portuguesa terminou aquele Brasileirão na 17ª posição com 44 pontos, dois a menos que Flamengo e Fluminense, ambos escaparam do rebaixamento naquele ano. Tanto o time paulista quanto o mengão perderam quatro postos cada, e o grande beneficiado o ocorrido foi o tricolor que havia terminado na 17ª colocação, mas após o julgamento terminou em 15º.

Héverton nega a culpa no rebaixamento

Jogador que saiu como o culpado pelo rebaixamento da Portuguesa, Héverton, em entrevista ao Canal do Nicola nega que tenha sido o culpado, muito pelo contrário, acredita que a culpa foi da diretoria do clube:  “Ao meu ver, é o que acredito mesmo, de coração, que seja amadorismo, vivi muito tempo ali e sei que eles fizeram muitas coisas mal feitas”, disse o ex-jogador.

PUBLICIDADE

Os dias atuais

Sem divisão no campeonato nacional, a Lusa briga para retornar aos bons momentos. Atualmente na série A2 do Campeonato Paulista, o time está na 8ª colocação da competição e segue na luta para voltar a elite do Paulistão, e assim recomeçar o seu trajeto nas competições nacionais.

LEIA MAIS:

Da aposentadoria precoce, a semifinalista da Champions; conheça Julian Nagelsmann, técnico do RB Leipzig

PUBLICIDADE

5 jogadores que jogaram o Brasileirão 2019 e estão sem clube