O Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, abriu investigação para analisar um possível monopólio da Globo nos direitos de transmissão no futebol nacional. O inquérito foi aberto após denúncia de um clube brasileiro, que não teve nome revelado. A informação foi publicada pela CNN e pelo UOL Esporte.
A partir de agora, o Cade tem até 240 dias para investigar a denúncia. Segundo a publicação, o órgão acredita em indícios de monopólio e um dos exemplos foi a condução do caso no imbróglio entre Globo, Turner, Flamengo e a MP984. O processo da emissora contra a empresa norte-americana, impedindo a utilização da MP, configuraria intimidação à concorrência.
O caso com o Flamengo, que gerou a rescisão do Campeonato Carioca, também envolvendo a MP984, é outro exemplo analisado pelo Cade.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIxZ2Q5RWFHbSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
CONFIRA TRECHOS DO DOCUMENTO DO CADE DIVULGADOS PELO UOL ESPORTE:
“As características do mercado de transmissão de jogos de futebol – com poucos agentes econômicos e marcado pela clara existência de posição dominante – podem desvirtuar o paradigma de ‘competição no mercado’ por uma competição ‘pelo mercado’, sobretudo no caso de negociação de campeonatos inteiros”, explicou o Conselho.
“Com esta prática, o Grupo Globo induz os clubes a não negociarem com outras emissoras, seja para produtos de interesse da Globo ou mesmo para aqueles que a empresa não pretenda adquirir”, conclui o documento. O Cade irá ouvir a Globo e os clubes brasileiros que negociam com a emissora.
LEIA MAIS
Aproveitamento, ataque, defesa e mais: veja os melhores times da Série A em 2020
Seleção pode desfalcar clubes da Série A em 24 jogos em 2021; veja quais
Como deve ficar a divisão das transmissões dos campeonatos na TV Aberta?

