Home Futebol Cruzeiro faz perícia e comprova legalidade de e-mails do Zorya

Cruzeiro faz perícia e comprova legalidade de e-mails do Zorya

Clube ucraniano alega não ter feito acordo sobre dívida de Willian. Raposa contratou perícia para mostrar veracidade de mensagens

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Cruzeiro decidiu contestar a punição dada pela Fifa por causa de uma dívida mantida com o Zorya Luhansk (UCR) pela compra do atacante Willian. E para isto, decidiu comprovar que o clube ucraniano teve acerto para acordo para pagamento de tal débito.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiIyQzlHbWVjNiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O clube publicou uma nota em seu site explicando que pediu uma perícia dos e-mails trocados entre a Raposa e o Zorya, que demonstrariam que as mensagens vinham de endereços creditados na Fifa pela equipe da Ucrânia, que alega que houve falsificação da assinatura e carimbos nas mensagens. O que dá mais fatores para que os mineiros peçam a revisão de tal pena.

PUBLICIDADE

A perícia, feita por Guilherme Rodrigues Pereira, da empresa DGP TI, especializada em casos do tipo, será anexada ao recurso que o Cruzeiro entrou na Fifa para poder reverter a decisão, que proíbe a Raposa de registrar novos jogadores enquanto não pagar a dívida.

O débito é estimado em cerca de R$ 1,1 milhão e, segundo o clube mineiro, já existiria um acordo para que o pagamento de tal valor fosse feito, através de uma empresa sediada na Estônia.

Leia a íntegra da nota do Cruzeiro sobre os e-mails e o acordo com o Zorya (extraído do site oficial do clube)

Após o FC Zorya alegar à FIFA que não reconhecia o acordo feito pela dívida referente à negociação envolvendo o atleta Willian Bigode, o Cruzeiro acionou um profissional da área de tecnologia da informação e realizou uma perícia nos e-mails trocados com o time ucraniano.

PUBLICIDADE

O objeto da análise consistiu em identificar se quatro mensagens de e-mail (duas enviadas ao Cruzeiro e duas enviadas à FIFA, mas encaminhadas ao Cruzeiro) tiveram a mesma origem, isto é, o endereço de e-mail oficial do FC Zorya, cadastrado no Sistema FIFA/TMS.

A perícia feita pelo professor Guilherme Rodrigues Pereira, da empresa DGP TI – Soluções em Tecnologia da Informação, apontou que todos os e-mails (sejam os que confirmam o acordo, ou os que são alegados como inverídicos), têm a mesma procedência, ou seja, o Datacenter da Google G-Suites, que hospeda os e-mails do FC Zorya.

Trata-se de mais um forte elemento da boa-fé do Cruzeiro, que reforça a veracidade dos conteúdos abordados na formalização do acordo.

O Clube anexou o documento na petição de reconsideração junto à Fifa.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Atlético-MG assina com Thiago Neves, mas cancela contrato após revolta da torcida: “Pilantra”

 

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Cruzeiro)

PUBLICIDADE