Home Extra Escândalo na FIFA: ex-diretor será julgado por corrupção e presidente pode ser acusado por obstrução de Justiça

Escândalo na FIFA: ex-diretor será julgado por corrupção e presidente pode ser acusado por obstrução de Justiça

Problema de transmissão levará um dos ex-chefes da entidade aos tribunais

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O ex-secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, começa a ser julgado na Suíça nesta segunda-feira (14) por um escândalo que envolve venda de direitos de transmissão de jogos para a TV.

PUBLICIDADE

Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI3YXoxU2lJdiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O francês é acusado por um esquema que envolve casos semelhantes e pode ser condenado pela justiça em até cinco anos de prisão. O ex-diretor é acusado de ter favorecido a compra da BeIN Sports pelos direitos dos jogos das Copas do Mundo de 2026 e 2030. A emissora tem como um dos sócios o empresário Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG e também réu no caso.

PUBLICIDADE

A outra acusação contra Valcke é sobre casos de corrupção passiva e gestão injusta agravada, isso ao lado de Dinos Deris, empresário de futebol e ex-jornalista. Deris teria recebido 1,25 milhões de euros entre 2013 e 2014 para favorecer concessões de direitos de TV na Grécia e na Itália em jogos da Copa do Mundo.

Problema com Infantino

A defesa de Dinos Deris e Valcke pode recorrer a uma acusação anterior contra o atual presidente da FIFA, Gianni Infantino, que reforça a vontade de se afastar dos mandatários anteriores da entidade – Valcke era braço direito de Joseph Blatter.

Os advogados prometem retomar o ataque sobre denúncias de conluio entre Gianni Infantino e Michael Lauber, antigo chefe do Minstério Público da Suíça e responsável pelas acusações contra Valcke e companhia. Segundo as denúncias, Infantino e Lauber teriam se encontrado várias vezes até 2017, o que levantou suspeitas.

PUBLICIDADE

A possível condenação de Valcke pode ser um marco para a história recente da Justiça desportiva, já que seria o primeiro caso encerrado em cinco anos, desde o início das explanações dos mais graves casos de corrupção na FIFA.

Leia mais:
SBT define regiões de transmissão e dois jogos para estreia na Libertadores