Home Tênis Naomi Osaka é bicampeã do US Open

Naomi Osaka é bicampeã do US Open

Osaka bate Azarenka em três sets e conquista seu terceiro título de Grand Slam

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Na tarde de sábado, a japonesa Naomi Osaka, de 22 anos, bateu a bielorrussa Victoria Azarenka, de 33, por 2 sets a 1 e assim conquistou o US Open, em Nova York. Com essa vitória, Osaka agora tem três títulos de Grand Slams – ela já havia ganhado o US Open em 2018 e o Australian Open em 2019. Já Azarenka se mantém com 2 títulos (ambos em Melbourne) e agora possui três vices no torneio (os outros aconteceram em 2012 e 2013 contra Serena Williams). 

PUBLICIDADE

As ex-número 1 do mundo deveriam ter se encontrado duas semanas atrás na final do Western & Southern Open, em Cincinnati, mas a japonesa não pôde jogar por conta de uma lesão na coxa esquerda, e com isso Vika se sagrou campeã do torneio.

Crédito foto: Matthew Stockman/Getty Images

COMO FOI O JOGO?

O início do confronto foi devagar para Osaka, e Azarenka se aproveitou disso com ótimos saques, ataques de esquerda e devoluções precisas para fazer 6-1. Após o primeiro set apagado, Naomi voltou à partida com seus ataques super potentes (aos quais Vika não conseguia mais responder) e assim venceu os sets seguintes por 6-3. Essa foi a primeira vez desde 1994 que uma atleta conseguiu vencer o US Open depois de sair perdendo por 1-0, o que engrandece ainda mais o título de Osaka.

PUBLICIDADE

Essa foi uma vitória especial para a japonesa, que nas últimas semanas tem se pronunciado abertamente sobre os problemas raciais nos Estados Unidos. Durante o torneio ela usou máscaras com nomes de sete pessoas negras que foram mortas pela polícia. Após a partida, ela disse que o objetivo era fazer com que as pessoas falassem sobre o assunto.

PUBLICIDADE

Apesar da derrota, esse também foi um torneio especial para Azarenka. Ela chegou a considerar a aposentadoria por todos os problemas que teve entre 2016 e 2018 fora da quadra (tanto as lesões, como a briga pela guarda do filho). No entanto, Vika deu a volta por cima e nas últimas três semanas conquistou um título de major e chegou à final de um Grand Slam (sua primeira em sete anos), apresentando um dos melhores tênis no circuito feminino.