Surfe: Ítalo Ferreira executa o primeiro aéreo 540º nas Maldivas

Surfista brasileiro de 26 anos e campeão mundial de 2019 vem treinando no país asiático

Luciana Pires
Jornalista, jogadora de vôlei e são-paulina.

Crédito: ISa/Divulgação

Campeão mundial em 2019, o potiguar Ítalo Ferreira, de 26 anos, continua desenvolvendo e aprimorando a sua técnica no surfe. Nesta quinta-feira (10), em mais um treinamento nas Maldivas, na Ásia, ele fez um aéreo 540º pela primeira vez.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

A comemoração do surfista brasileiro aconteceu por meio das redes sociais. Ele celebrou o fato em postagem no Instagram. Entretanto, havia afirmado anteriormente que se tratava de um 720º. Na sequência, ele corrigiu a informação.

Em modalidades como skate, snowboard e em outros esportes radicais, esse tipo de manobra é dominado por um número maior de praticantes. No surfe, é diferente. O aéreo 720º consiste em dois giros completos no ar. O 540º de Ítalo Ferreira seria uma volta e meia.

Albee Layer

Em dezembro de 2012, foi registrada pela primeira vez em vídeo a execução do aéreo 720º. Quem conseguiu a façanha foi o havaiano Albee Layer. Há quem diga que não foi um aéreo 720º completo, mas um 540º, mesmo caso de Ítalo Ferreira.

O próprio Albee, durante a entrevista ao site “Surfer Today” em janeiro de 2013 disse não ter certeza de se os dois giros foram feitos completamente e falou que acreditava ser um 540º.

Retorno de Ítalo Ferreira pós pandemia

Ítalo Ferreira segue treinando enquanto não acontece o Circuito Mundial de Surfe. A WSL decidiu em julho cancelar a temporada 2020 por causa da pandemia do Coronavírus. O anúncio foi feito por Erik Logan, CEO da entidade. Ele também informou que a temporada 2021 começa no Havaí. Se a Covid-19 permitir, as mulheres surfam em novembro, em Maui, e os homem em dezembro, em Oahu.

LEIA MAIS
ÍTALO FERREIRA SE JUNTA A OUTROS SURFISTAS E PEDE A SAÍDA DE PRESIDENTE DA CBSURFE