Home Outros Esportes Tampa Bay Lightning é campeão da NHL

Tampa Bay Lightning é campeão da NHL

Lightning supera Dallas Stars e vence sua segunda Stanley Cup

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Na noite de segunda-feira (28), Tampa venceu o sexto jogo da série contra Dallas por 2-0, fechando a final em 4-2 e se sagrando campeão da temporada 2019/2020 da National Hockey League. Esse é o segundo título da franquia, que já havia levantado a taça em 2004.

PUBLICIDADE

O Lightning chegou como favorito à final da Stanley Cup contra os Stars. A equipe tem um grande poder ofensivo, e o time do Texas, que teve sua defesa como ponto forte durante a pós-temporada, não foi capaz de parar os atacantes de Tampa. Até Steven Stamkos, que jogou apenas dois minutos na terceira partida, deixou o seu gol na final. Porém, o que decepcionou a torcida de Dallas foi a incapacidade do time de ficar na zona ofensiva (criando poucas chances de gol) e as faltas que deram muitas oportunidades de pontuar ao adversário.

Crédito foto: Divulgação Twitter Tampa Bay Lightning

Victor Hedman foi considerado o melhor jogador das finais e com isso levou o troféu Conn Smythe. Ele é somente o décimo defensor a conquistar o prêmio, se juntando a lendas como Bobby Orr e Nicklas Lidstrom. Hedman jogou mais que todo mundo na final, com uma média de 26 minutos no gelo por jogo. Além disso, durante os playoffs, o sueco foi responsável por 10 gols, 12 assistências e ficou com um plus minus de +13.

PUBLICIDADE

Porém, não foi somente Hedman que se destacou no time. Brayden Point e Nikita Kucherov foram essenciais na campanha do Lightning ao longo dos playoffs. Eles marcaram respectivamente 32 e 33 pontos, ambos recordes da franquia. Kutcherov também ultrapassou a marca de Wayne Gretzky, conseguindo 26 assistências em uma única pós-temporada. Além deles, Andrei Vasilevskiy mostrou porque é considerado um dos melhores goleiros da liga. Ele teve três shutouts (inclusive no último jogo), uma porcentagem de .927 de defesas certas e uma média de apenas 1,9 gols sofridos por partida.

Crédito foto: Marko Ditkun/Tampa Bay Times

Este é um dado interessante de se pensar. Nos últimos anos, Tampa ficou conhecido por ser um time com um ataque explosivo e que marcava muitos gols. Porém, desde 2015, quando perdeu a final para o Chicago Blackhawks, o time vinha sofrendo na pós-temporada por tomar muitos gols e não conseguir imprimir o seu poder ofensivo contra defesas duras. A diferença do Lightning este ano foi justamente essa: conseguir ganhar jogos apertados e com placares baixos, o que mostra o grande trabalho do técnico Jon Cooper. 

Outro aspecto importante de notar é o das contratações. O general manager Julien BriseBois, que assumiu o cargo em 2018, fez adições pontuais e que foram essenciais na campanha do título, pois o time ficou mais físico e com uma defesa mais sólida. Ele trouxe nomes importantes como Pat Maroon, Blake Coleman, Barclay Goodrow e Kevin Shattenkirk.

No entanto, a base do time vem sendo construída há muitos anos, com diversos atletas draftados e que estão no elenco desde meados de 2013. Além do título, a torcida de Tampa Bay tem motivos para continuar celebrando, pois muitos jogadores são jovens e tem bastante tempo de contrato com o time. Dessa forma, o Lightning deve continuar fazendo barulho nos playoffs nos próximos anos.

PUBLICIDADE