Home Futebol Você sabia? Mano Menezes é o 9º técnico do Bahia que já comandou a seleção brasileira

Você sabia? Mano Menezes é o 9º técnico do Bahia que já comandou a seleção brasileira

Mano Menezes assinou contrato com o Bahia até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Dos 102 técnicos que passaram pelo Esporte Clube Bahia, oito comandaram a seleção brasileira. O Esquadrão de Aço, que tem um histórico de apostas recentes em treinadores em início de carreira, está aumentando esta lista. Afinal, o presidente Guilherme Bellintani tirou Mano Menezes da fila do desemprego.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

É inegável que Mano Menezes têm um lugar de destaque no cenário nacional e hoje consegue vaga em qualquer clube da primeira divisão do futebol brasileiro. Foi o técnico que reconstruiu o Corinthians. Ele subiu com o clube à elite nacional após conquistar a Série B de 2008. Na temporada seguinte, ele venceu a Copa do Brasil e o Paulista.

Mas nem sempre foi assim. Em um passado não tão distante, Mano teve passagem fracassada por Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Além disso, o treinador foi demitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) antes da Copa do Mundo de 2014. Posteriormente, ele venceu duas vezes a Copa do Brasil e o Mineiro pelo Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Por isso, o Torcedores.com relembra abaixo seis treinadores que comandaram o Bahia e a Seleção Brasileira. A reportagem levou em consideração somente os nomes que comandaram o time principal do Brasil. Confira!

Aymoré Moreira

Foi o técnico da Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1962. Ele comandou o time verde e amarelo em duas oportunidades: 1961 a 1963 e 1967 a 1968. Posteriormente, Aymoré Moreira treinou o Bahia de 1981 a 1982. Mas não conquistou títulos pelo Tricolor de Aço.

Candinho                      

Foi auxiliar-técnico de Vanderlei Luxemburgo na Seleção Brasileira, entre 1998 e 2000. Após a demissão do treinador, Candinho comandou interinamente o time contra a Venezuela nas Eliminatórias para a Copa de 2002. Posteriormente, ele comandou o Bahia de 2002 a 2003.

Carlos Froner

Foi técnico interino da Seleção na disputa da Taça Bernardo O’Higgins de 1966. De acordo com o departamento técnico da CBF, a grupo foi formado por jogadores que atuavam somente no Rio Grande do Sul. Posteriormente, Carlos Froner de 1977 a 1978 e 1981 a 1983. Ele, nesse ínterim, venceu cinco vezes o Campeonato Baiano.

PUBLICIDADE

Evaristo de Macedo

É considerado o maior técnico da história do Bahia. Ele deu ao clube o título do Campeonato Brasileiro de 1988. Além disso, conquistou uma Copa do Nordeste e levantou seis taças do Campeonato Baiano. Evaristo, no entanto, teve curta passagem pela seleção em 1985.

Jair Picerni

Conquistou para o Brasil a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984. Na época, foi contratado para substituir Edu Coimbra, irmão de Zico, que foi demitido pela CBF meses antes da Olimpíada. Em 2005, Jair Picerni teve breve passagem pelo Bahia.

Paulo Roberto Falcão

Comandou a Seleção Brasileira na Copa América de 1991. Ele, no entanto, ficou menos de um no cargo. À primeira vista, Falcão foi demitido pelo fraco desempenho à frente do time. Em 2012, o Rei de Roma foi contratado pelo Bahia onde conquistou o Campeonato Baiano.

Sylvio Pirillo

Ficou apenas um ano à frente da Seleção Brasileira. Ele, nesse ínterim, venceu A extinta Copa Roca em 1957. Após comandar Palmeiras e São Paulo, Pirillo foi contratado pelo Bahia. O treinador, inclusive, comandou o Tricolor de Aço de 192 a 1973.

PUBLICIDADE

Zezé Moreira

Alfredo Moreira Júnior, o Zezé, comandou a Seleção Brasileira de 1952 a 1955. Ele, nesse ínterim, venceu os Jogos Pan-Americanos de 1952. Posteriormente, entrou para a história do Bahia ao se sagrar Bicampeão Baiano em 1978 e 1979.

LEIA MAIS: