Apenas gigantes, formato NBA e 18 clubes: saiba como vai funcionar a Superliga Europeia
Torneio está sendo encabeçado por Liverpool e Manchester United
Divulgação
A ideia dos gigantes ingleses Liverpool e Manchester United está prestes a se tornar realidade, conforme publicou o jornal As, de Madri, nesta quarta-feira (28). Com aval da FIFA, os clubes começaram a planejar a Superliga Europeia, uma competição que teria início em 2022 e reuniria apenas a “nata” dos clubes europeus.
A UEFA se mostrou contrária à realização, mas as ideias começaram a sair do papel para chegarem aos clubes que podem ser co-fundadores.
Além de Liverpool e Manchester United, o Barcelona já se uniu por meio de decisão tomada pelo agora ex-presidente Josep Maria Bartomeu. Real Madrid, Atlético de Madrid, PSG, Milan e Bayern de Munique também já receberam o convite e estão inclinados a aceitarem.
Mas como será a fórmula de disputa?
Ainda segundo o As, os organizadores do torneio querem fazer algo diferente dos formatos tradicionais. A ideia inicial é que sejam 18 clubes participantes, mas apenas das cinco principais ligas europeias: Itália, Espanha, Inglaterra, Alemanha e França. Com isso, os clubes menores estariam fora da Superliga.
Além disso, se basearam no formato de bolha da NBA e até mesmo na última edição da Liga dos Campeões para projetarem os playoffs que decidiriam a competição.
Após uma certa fase, os clubes classificados se reuniriam em uma local único para que fosse disputada a fase final da Superliga Europeia.
Com planos traçados, parte do regulamento pronto e clubes em sua maioria já convidados e inclinados a aceitarem, os organizadores agora buscam um formato para que se dê início o torneio. Segundo o As, a UEFA estaria irritada com o projeto e não deseja abrir mão de datas de suas competições.

