Home Esportes Olímpicos Brasileiro destaque nos Jogos Olímpicos do Rio se naturaliza português: “O atletismo do Brasil parou nos anos 60”

Brasileiro destaque nos Jogos Olímpicos do Rio se naturaliza português: “O atletismo do Brasil parou nos anos 60”

Brasileiro João Vitor Oliveira vai competir pelo país europeu nos 100 metros com barreiras

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Um fato raro acontece no atletismo brasileiro: a perda de um grande destaque para outro país. O responsável por esse fato é João Vitor Oliveira, atleta dos 100 metros com barreira. O atleta de 28 anos está em Portugal, desde 20017, e defende o Benfica.

PUBLICIDADE

“Meu coração já era português”, conta o brasileiro ao blog Olhar Olímpico. Uma das causas para a naturalização é a falta de cuidado da Confederação Brasileira de Atletismo com a modalidade, segundo João Vitor.

“O atletismo brasileiro parou nos anos 1960. Se você for conversar com os mais velhos, com o Zequinha, com o Joaquim, não mudou nada. Mudou sapatilha, roupa, mas o modus operante é o mesmo. Eu dei o peixinho (na linha de chegada) e diziam que isso ia estragar minha imagem, que eu não ia ganhar nada com isso. Mas, veja só, foi isso que me alavancou para eu estar aqui. A diretora do Benfica me reconheceu porque me viu correndo no Rio e lembrou do peixinho”, completa o atleta nascido em São Bernardo do Campo (SP).

PUBLICIDADE

A partir de 21 de dezembro, o barreirista já pode defender Portugal. Ele está garantido no Europeu Indoor de 2021.

LEIA MAIS

Atleta do vôlei sentado relembra dificuldades de treinamento para os Jogos Olímpicos do Rio: “Saía com a calça rasgada”