Home Futebol Bundesliga pode viver briga entre clubes por dinheiro da TV, diz jornal

Bundesliga pode viver briga entre clubes por dinheiro da TV, diz jornal

Quatro clubes querem que times da Champions ‘doem’ parte do dinheiro dos direitos de transmissão para os times da segunda divisão da Bundesliga

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A Bundesliga pode viver uma ‘guerra’ entre clubes por causa do dinheiro da TV. Segundo o jornal alemão ‘Bild’, quatro clubes apresentaram uma proposta que pode mudar a distribuição dos valores das transmissões dos jogos.

PUBLICIDADE

Segundo a proposta, os clubes que se classificarem para a Liga dos Campeões da Uefa e a Liga Europa teriam que dar parte de suas respectivas para os times menores, sobretudo os da segunda divisão (a 2.Bundesliga). O pedido foi feito por três times da primeira divisão (Mainz, Sttutgart e Arminia Bielefeld) e o Jahn Regensburg, da segunda divisão.

Nos termos de tal pedido, os times da segundona alemã receberiam de cotas de TV cerca de 50 milhões de euros, um número substancialmente maior do que os apenas 8 milhões recebidos por estas equipes no atual  modelo de divisão de cotas de TV.

PUBLICIDADE

Somente por ter se classificado para a próxima Champions League, da qual é o atual campeão, o Bayern de Munique receberá 115 milhões de euros de dinheiro de cotas de TV. Como a entidade que rege as ligas maiores do futebol da Alemanha espera arrecadar até 250 milhões de euros por temporada na venda dos direitos da Bundesliga para mercados internacionais, a proposta seria mais uma tentativa de ligas tentaram reduzir diferenças financeiras entre os principais times e os de menor porte.

Uma decisão sobre o assunto deve sair nos próximos dias por parte da DFL, que rege tanto a primeira como a segunda divisão do país.

LEIA MAIS

Ibrahimovic entra em top-10 de artilheiros das cinco principais ligas da Europa; veja ranking

PUBLICIDADE

(Crédito da foto: Reprodução/Facebook Oficial Bundesliga)