Home Futebol Clubes brasileiros se destacam nas redes sociais e já superam desempenho total de 2019; veja ranking

Clubes brasileiros se destacam nas redes sociais e já superam desempenho total de 2019; veja ranking

Flamengo lidera o ranking de crescimento em setembro; Corinthians e Palmeiras fecham o pódio

Matheus Leal
Setorista e editor-assistente do Torcedores.com

Distantes das torcidas pelo período de pandemia, os clubes brasileiros impulsionaram suas redes sociais em 2020 e, em apenas três trimestres, já superaram todo o ano de 2019. De acordo com levantamento do IBOPE Repucom, até o momento já foram registrados 19,3 milhões de inscritos nas contas dos 50 clubes monitorados. No ano passado, os seguidores totais foram 19,1 milhões.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJMTUlnMVJleiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Para o diretor executivo do IBOPE Repucom, os fatores que influenciaram o “boom” nas redes sociais dos clubes foram a adoção do TikTok e a pandemia de Covid-19: “A plataforma (TikTok) foi adotada por 44 dos 50 clubes monitorados, e por 100% dos clubes da Série A, e foi um movimento importante para amplificar a comunicação e aproximar a relação com os fãs. O segundo fator foi a enorme demanda por conteúdo entre os torcedores durante a paralisação dos campeonatos devido à pendemia. Prova disso foram os crescimentos recordes em julho e agosto com mais de 4 milhões de novos inscritos mensais, motivados pela volta dos campeonatos”.

PUBLICIDADE

O destaque em setembro, novamente, foi o Flamengo. O Rubro-Negro liderou o ranking de crescimento com 569 mil novos inscritos, sendo 30% referentes ao Instagram. O Corinthians, com 253 mil, e o Palmeiras, com 167 mil, fecham o top-3 do mês. O Timão foi impulsionado pelo YouTube, enquanto o Alviverde teve destaque no TikTok.

CONFIRA O RANKING DIGITAL DOS CLUBES BRASILEIROS:

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Copa do Brasil 2020: times que avançarem às quartas de final vão receber premiação milionária; veja quanto

CBF e clubes se articulam e já trabalham por volta do público no Brasileirão em nova data

Como deve ficar a divisão das transmissões dos campeonatos na TV Aberta?

PUBLICIDADE