Home Outros Esportes Kicker brasileiro, João Lima recebeu propostas de universidades dos Estados Unidos e pode jogar na NFL

Kicker brasileiro, João Lima recebeu propostas de universidades dos Estados Unidos e pode jogar na NFL

Com 9 propostas para jogar em universidades americanas, o Kicker João Lima tenta trilhar seu caminho para firmar o Brasil na NFL

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Conquistas marcantes e um sonho próximo de ser alcançado. É isso que diversas universidades dos Estados Unidos viram em João Lima, brasileiro de Niterói que aos 16 anos virou Kicker nos Estados Unidos. E, aos 18, já recebeu propostas de 9 lugares para conseguir ter uma chance de chegar à principal liga de futebol americano e uma das maiores do mundo dos esportes: a NFL.

PUBLICIDADE

Acompanhada em 130 países, 30 idiomas e por mais de 150 milhões de pessoas todos os anos, a NFL é o objetivo de muitos atletas ao redor do planeta. E no caso de João, está um pouco mais próximo de ser alcançado. Isso porque o brasileiro, que joga pela Linsly High School e está no último ano do colegial, chegou por um programa de intercâmbio e, além de fazer jogos notáveis, tem conseguido impressionar avaliadores em todo os Estados Unidos. Agora, no “Senior Year”, último ano letivo do brasileiro na escola americana, ele terá que se decidir por uma das 9 universidades que já lhe fizeram proposta: Wisconsin (Badgers, onde jogou o também brasileiro Rafael Gaglianone), University of St. Thomas, Baldwin Wallace, Memphis, UMass, Maine, Florida State, Alderson Broaddus e Mount Union. Das 9, 6 são universidades de divisão I do futebol americano da NCAA: Wisconsin, Florida State, St. Thomas, Memphis, UMass e Maine.

Começo de João no futebol americano

Diferente do que muita gente pensa, para conseguir esta – gigante – oportunidade, João Lima não precisou começar a jogar desde a infância.

PUBLICIDADE

“Comecei quando tinha 15 anos. Assistia a NFL na televisão e jogava casualmente com meus amigos. Perto dos 16, passei a jogar na praia de Icaraí, em Niterói, com o Madureira Mamutes, time que na época era do Rio e, após uma conversa com o Bruno Milano, fundamos um time sub-21. Depois desse contato, nunca mais larguei o esporte”, diz João, que agora pode escolher entre as universidades que darão de 50 a 100% de bolsa para o atleta. “Eu jogava futebol e tinha um chute muito forte. Meus amigos sempre brincavam comigo porque eu isolava a bola e acabava com a partida. Quando começamos o time na praia, todos falaram para eu ser o Kicker. Comecei a treinar e aperfeiçoei a técnica e a mecânica”.

Números do brasileiro que pode chegar à NFL

PUBLICIDADE

Preocupação com os treinamentos

Mas para quem acha que ser Kicker/Punter no futebol americano é fácil, João deixa bem claro: “Treino todos os dias. Mas não apenas chutes. Realizo treinos de elasticidade e de explosão. Estes últimos são muito necessários. Durante a temporada, vou para a academia 4 vezes na semana.”

João Lima e a Linsly High School estão, atualmente, em primeiro lugar na liga regional, com uma campanha de 5 vitórias e apenas 2 derrotas. Por serem uma escola privada, não podem disputar o Estadual.

O Brasileiro, que já tem ganhado notoriedade nos Estados Unidos, já realizou, inclusive, treinos com o também brasileiro Cairo Santos. Kicker do Chicago Bears, uma das franquias mais antigas da NFL, e que recentemente foi eleito o jogador de Times Especiais da semana pela NFC.

PUBLICIDADE

Recentemente, João Lima passou a usar, também, a plataforma do TikTok para divulgar vídeos de lances de jogos e treinos. O último, foi se simplesmente um acerto ao Field Goal totalmente vendado.

A caminhada para o jovem que saiu de Niterói aos 16 anos e que foi jogar em West Virginia, EUA, chegar em uma das principais ligas do mundo ainda não está no fim. Mas, para o brasileiro, o objetivo já está mais do que traçado: “Quero jogar por uma universidade, conquistar títulos, chegar à NFL e me manter em um time para me tornar um dos melhores Kickers da liga.”

 

LEIA MAIS

Após fazer história como Kicker, Rafael Gaglianone busca facilitar ponte de brasileiros em universidades norte-americanas

PUBLICIDADE

O que esperar do Tennessee Titans na temporada da NFL 2020?