Home Futebol Mauricio de Sousa relembra personagem inspirado em Pelé: “Lembra uma era”

Mauricio de Sousa relembra personagem inspirado em Pelé: “Lembra uma era”

Mauricio de Sousa criou o Pelezinho na década de 70

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Pelé está fazendo 80 anos nessa sexta-feira, 23 de outubro. Foram 21 anos como jogador profissional de 1956 a 1977 com lances dignos de histórias em quadrinhos. Tantas magias acabaram transformando o Rei do futebol em um personagem, mesmo. Isso aconteceu pelos traços de outro gênio: Mauricio de Sousa. Estava criado o Pelezinho.

PUBLICIDADE


Personagem foi relançado em 2012 pela Panini (Divulgação/MSP)

“Encontrei o Pelé em um voo de Roma para São Paulo nos anos 70. E na conversa falei sobre eu criar um personagem baseado nele e sua história. Ele gostou da ideia. Tempos mais tarde levei uns esboços do personagem infantil para uma reunião em Nova York. Pelé ainda estava no time do Cosmos e achava que devia ser um personagem ao estilo herói como os personagens americanos. Eu disse que criança gosta de brincar com criança e que seria melhor dessa forma.”, relembra Mauricio em entrevista exclusiva ao Torcedores

PUBLICIDADE

E a criação do personagem passou pelo crivo de Edinho e Kelly, filhos mais velhos do Rei, crianças na época.

“Ele me disse que os filhos adoraram. O Pelezinho é o personagem de futebol com mais sucesso no mundo”, derrete-se o criador da Turma da Mônica.

A partir dessa criação foram lançados gibis, bonecos e os mais variados brinquedos. O desenhista ressalta: Pelezinho tem sete anos, assim como, toda clássica turminha do Bairro do Limoeiro.

“Pelé lembra uma era! De jogadores geniais que faziam as torcidas ondularem nos estádios! Mas o Pelé é quem estava na crista da onda. O homem-espetáculo que atraía multidões. Vi o Pelé em ação e senti a vibração que as suas jogadas provocavam no público. Era uma coisa excepcional! E concordo com o título de Rei, cujo o trono jamais foi ocupado por outro futebolista. Eu tenho uma enorme satisfação de estar dentro dessa história”, finaliza um emocionado Mauricio de Sousa.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Em 1982, Pelé já havia alertado para a falta de talento no futebol brasileiro e queria esporte no currículo escolar