Home Novidades MP do Mandante terá semana decisiva, mas recesso parlamentar deve fazer proposta caducar

MP do Mandante terá semana decisiva, mas recesso parlamentar deve fazer proposta caducar

Câmara dos Deputados tem até o dia 18 de outubro para votar a proposta, porém não há sessões marcados no período

Matheus Leal
Matheus Leal é jornalista diplomado e com atuação na área há mais de 10 anos. Desde 2018 como redator do Torcedores.com e com passagem pela editoria do portal. Setorista do Flamengo e na cobertura da mídia esportiva com duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas no currículo.

A MP984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que dá direito exclusivo ao mandante para negociar os direitos de transmissão, terá semana decisiva pela frente. Isso porque, com a proximidade das eleições municipais, a Câmara dos Deputados entra em recesso parlamentar e sequer deve ser votada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assinada no dia 18 de junho, a MP do Mandante tem até o dia 18 de outubro para ser votada. Entretanto, a Câmara dos Deputados tem sessões apenas nos dias 19 e 20. Sendo assim, a tendência é que a proposta esteja fadada a caducar.

“Também acho que ela vai caducar. Mas cravar é difícil. Na política, amigo, tudo é possível!”, afirmou um deputado ao blog Lei em Campo, do UOL.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Caso de fato não haja votação e a Medida Provisória caduque, a antiga redação da Lei Pelé voltará a entrar em vigor. “Pertence às entidades de prática desportiva o direito de arena, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, de espetáculo desportivo de que participem”, diz o texto anterior.

Nos últimos dias, o Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômico, também entrou no lobby em prol da votação e enviou um ofício ao presidente Jair Bolsonaro, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maio, e também ao Senado para mostrar os pontos positivos da MP 984.

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Copa do Brasil 2020: times que avançarem às quartas de final vão receber premiação milionária; veja quanto

PUBLICIDADE

CBF e clubes se articulam e já trabalham por volta do público no Brasileirão em nova data

Como deve ficar a divisão das transmissões dos campeonatos na TV Aberta?

Better Collective