Home Futebol ‘Rei do rebaixamento’: Novo técnico do Corinthians, Vágner Mancini coleciona cinco quedas na era dos pontos corridos

‘Rei do rebaixamento’: Novo técnico do Corinthians, Vágner Mancini coleciona cinco quedas na era dos pontos corridos

Vágner Mancini assinou contrato com o Corinthians até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Contratado pelo Corinthians para comandar o time apenas até o fim da próxima temporada, o técnico Vágner Mancini coleciona alguns rebaixamentos em 16 anos de carreira. Ao todo, o treinador, que assume o Timão, já ‘rebaixou’ cinco clubes times para a segunda divisão.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Ele, inclusive, faz parte de uma lista nada interessante. Afinal, Antônio Lopes, Hélio dos Anjos, Lori Sandri, Toninho Cecílio e Vágner Mancini caíram da primeira para a segunda divisão em cinco oportunidades, levando em consideração as edições a partir de 2003.

O último descenso de Vágner Mancini foi em 2018. Ele comandou o Vitória durante toda a campanha no Brasileirão, que terminou com o rebaixamento. Além disso, o treinador esteve à frente do Botafogo em 2014, do Sport em 2012, do Ceará em 2011 e do Guarani em 2010.

PUBLICIDADE

Por outro lado, Vágner Mancini tem conquistas nacionais e estaduais no currículo: a Copa do Brasil com o Paulista (2005), Baiano com Vitória (2008 e 2016), Cearense com o Ceará (2011) e um Catarinense com a Chapecoense (2017).

No Corinthians, Vágner Mancini vai reencontrar jogadores que comandou no Atlético-MG em 2019. O equatoriano Juan Cazares e do venezuelano Rómulo Otero, antes de mais nada, foram importantes para a permanência do Galo na primeira divisão nacional.

Agora, Vágner Mancini está diante do trabalho mais importante da sua carreira. Evitar o rebaixamento do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Por isso, o Torcedores.com listou o desempenho do treinador quando foi contratado para ‘apagar incêndios’. Confira!

Vitória | 2018

Após um ano comandando o Vitória, Vágner Mancini foi demitido após a sequência de maus resultados do time no Campeonato Brasileiro. Apesar da boa relação com a diretoria rubro-negra, ele deixou o clube após 16 partidas na competição. Foram 5 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. Naquele ano, o Leão terminou na 19ª colocação do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Botafogo | 2014

Após o Botafogo fracassar na Copa Libertadores da América, Vágner Mancini foi contratado com a missão de fazer o time voltar a disputar a competição internacional. Porém, ele não conseguiu evitar o segundo rebaixamento da história do Botafogo. Naquele ano, o Alvinegro terminou na 19ª colocação do Brasileirão. Foram 38 jogos, 9 vitórias, 7 empates e 22 derrotas.

Sport | 2012

Foi contratado para substituir Mazola Júnior, o treinador teve péssima passagem pela Ilha do Retiro. Ele, porém, não conseguiu corresponder às expectativas da diretoria rubro-negra. Com isso, o treinador não evitou a queda do Sport no Brasileirão. Foram 15 jogos, 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas. Naquele ano, o time terminou a competição na 17ª colocação.

Ceará | 2011

No comando do Vozão, o treinador conquistou o Campeonato Cearense de 2011. Além disso, levou o time até as semifinais da Copa do Brasil. Porém, ele fracassou no Brasileirão. Ao todo, foram 23 jogos. Ele, nesse ínterim, conquistou 7 vitórias, obteve 6 empates e teve 10 derrotas. Naquela temporada, o Ceará terminou na 18ª colocação do Brasileirão.

PUBLICIDADE

Guarani | 2010

Chegou com carta branca da diretoria do Guarani para contratar e dispensar jogadores. O treinador, porém, realizou um péssimo trabalho no Campeonato Brasileiro. Ele, comandou o time em 38 partidas. Nesse ínterim, foram apenas 8 vitórias, 13 empates, 17 derrotas e 32% de aproveitamento. O Bugre terminou o Brasileirão na 18ª posição.

LEIA MAIS: