Home Vida Saudável Esportes e o cuidado com a saúde do coração: dicas importantes

Esportes e o cuidado com a saúde do coração: dicas importantes

Para a medicina, é cada vez mais evidente a relação entre a prática de esportes e o cuidado com a saúde do coração. Um fato que corrobora ainda mais essa relação é a maior incidência de doenças cardíacas em pessoas sedentárias.

Mayk Santos Souza
Colaborador do Torcedores.com.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos qual é a importância e os benefícios que os esportes podem propiciar à saúde do coração. Acompanhe!

PUBLICIDADE

Esportes e o cuidado com a saúde do coração: evitando as doenças mais comuns relacionadas ao sedentarismo

“Segundo um estudo feito pelo Ministério da Saúde a partir de um levantamento da OMS, pelo menos 260 mil mortes por doença coronária e câncer poderiam ser evitadas todos os anos, se a população brasileira aderisse à prática de esportes.”

Outra pesquisa, realizada na Universidade de São Paulo, mostrou os malefícios causados pelo sedentarismo ao coração. De acordo com esse estudo, não praticar atividades físicas pode levar aos seguintes problemas:

PUBLICIDADE
  • Danos em estruturas celulares de veias e artérias;
  • Maior enrijecimento de vasos sanguíneos;
  • Redução do diâmetro da artéria braquial.

Todos esses efeitos tendem a prejudicar a estrutura cardiovascular, além de levarem a quadros que facilitam o desenvolvimento de doenças cardíacas. Entre esses quadros, podemos destacar os seguintes:

Obesidade

De acordo com o Dr. Ricardo Pavanello, cardiologista do Hospital do Coração de São Paulo, algumas das doenças que mais matam no Brasil são causadas pela obesidade. Entre elas, temos o infarto e a hipertensão.

Diabetes

O desequilíbrio dos níveis de açúcar e a produção incipiente de insulina leva a um aumento do colesterol ruim e ao entupimento de artérias.

Insônia

Um estudo realizado na Universidade de Santo Amaro mostrou que pessoas que dormem menos de 5 horas por dia tem um risco até 520% maior de desenvolver hipertensão.

PUBLICIDADE

Uma forma de evitar todos esses problemas é fazendo atividades físicas. A seguir, mostramos a importância do esporte para o coração. Veja!

A importância do exercício físico para o nosso coração

Pessoas que mantêm o hábito de praticar atividades físicas possuem corações mais saudáveis.

Isso ocorre porque a estrutura cardíaca se desenvolve com a prática de exercícios, de maneira a se adaptar às exigências do corpo.

Por exemplo, há o aumento da frequência cardíaca, melhorando a sístole muscular do coração. Por conta disso, ocorre a redução da produção de hormônios que aumentam a pressão sanguínea.

PUBLICIDADE

Além disso, as atividades físicas constantes estimulam o metabolismo de gorduras e açúcares, ajudando no controle do peso e da diabetes.

No que diz respeito especificamente aos diabéticos, a prática de esportes reduz a necessidade de insulina, já que estimula a produção da proteína GLUT-4. Essa proteína atua na redução dos níveis de glicose.

De acordo com o endocrinologista e pesquisador da USP, Carlos Eduardo Barra Couri, há inclusive casos de pacientes que deixam de tomar insulina depois de aderirem à prática regular de esportes.

Benefícios do esporte para a saúde do coração

À essa altura, você já deve ter concluído que a prática de esportes faz toda a diferença para o coração. Para tornar esse ponto ainda mais claro, indicamos alguns dos benefícios mais evidentes da atividade física para a saúde cardíaca.

PUBLICIDADE

Reduz chances de ataques cardíacos e derrames

Um estudo da Universidade de Medicina de Standford aponta que pessoas com melhor condicionamento físico podem reduzir em até 49% os ataques cardíacos e derrames. Isso inclui as que são geneticamente predispostas a esses males.

Previne a hipertensão

Além de prevenir o aparecimento da hipertensão em adultos com pressão normal, exercícios físicos (especialmente os exercícios aeróbicos) podem reduzir os riscos de doença cardiovascular em hipertensos.

Combate ao estresse e à ansiedade

A prática de atividades físicas libera endorfina, proporcionando uma sensação de bem-estar. Assim, também auxilia no combate ao estresse e à ansiedade, condições que podem levar a doenças cardíacas.

Pratique atividades físicas para manter a saúde do seu coração em dia!

Como você pôde perceber, a prática de esportes é realmente decisiva para a saúde do coração. Além de melhorar o condicionamento físico, esse hábito pode evitar uma série de doenças cardíacas graves e as condições subjacentes a elas.

PUBLICIDADE

Contudo, é importante marcar uma consulta com um médico, a fim de entender quais são os exercícios mais recomendados para você. Verifique a clínica de angiologia mais próxima de sua casa comece a ter uma vida mais saudável!

E você, costuma pratica alguma atividade física em sua rotina? Quais os benefícios que esse hábito lhe proporciona? Comente!

Aproveite e leia também:

Como ser um jogador de futebol?

PUBLICIDADE

Qual é a frequência ideal para praticar atividades físicas?