A temporada 2020/2021 da NBA deve começar no natal
Acordo entre a NBA e a associação dos jogadores para o começo da nova temporada está perto de se concretizar
Foto: Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images
Depois de alguns adiamentos, a NBA deve anunciar entre quinta (5) e sexta-feira (6) quando a temporada 2020/2021 deve começar. De acordo com vários repórteres, a liga quer retomar os jogos no dia 22 de dezembro, já que o natal é uma data comercial importante para o basquete.
A ideia é fazer uma temporada mais curta, com 72 partidas por time, e assim os playoffs seriam realizados entre junho e julho. Dessa forma, o calendário não irá interferir com as datas das Olimpíadas, programadas para agosto de 2021, e a temporada de 2021/2022 poderá voltar ao normal, acontecendo entre outubro e junho.
No entanto, também existem relatos de que o retorno da NBA pode acontecer em 18 ou 22 de janeiro. Se este for o caso, cada equipe jogaria cerca de 60 jogos, mas muitos deles aconteceriam em dias consecutivos. Já as finais seriam somente em agosto, o que vai de choque com o calendário olímpico e dificulta o começo da próxima temporada em outubro.
Para determinar a data do retorno, muitos fatores estão em jogo. O primeiro deles é o econômico. Caso a temporada não inicie até o natal, os canais de TV provavelmente irão querer renegociar os contratos de transmissão. Além disso, acredita-se que se início acontecer somente em janeiro, a liga deve perder cerca de US$ 1 bilhão.
Outra questão importante de se levar em conta é o tempo de descanso dos jogadores. Os atletas que participaram da final em Orlando teriam menos de 2 meses de intervalo entre o final e o início da temporada, caso ela comece no dia 22, sendo que os treinos voltariam em primeiro de dezembro. Por conta disso, é possível que jogadores veteranos optem por não participar das primeiras partidas.
Danny Green, do Los Angeles Lakers, disse em entrevista que “Se começarmos em dezembro, acho que a maioria dos caras [falariam], ‘Não vou estar lá’. Se eu tivesse que adivinhar, porque temos muitos veteranos em nossa equipe, não é como se tivéssemos muitos jovens ou novatos… para ter um recomeço tão rápido, eu não esperaria ver [LeBron] lá. Eu não esperaria vê-lo provavelmente no primeiro mês da temporada. Ele provavelmente vai treinar com a gente, vai jogar um pouco, mas não espero que os caras queiram estar lá ou apareçam de forma voluntária.”.
Lakers guard Danny Green on the proposed Dec. 22 start to next season:
“If we start in December, I think most guys [are like] ‘I’m not going to be there… to have that quick of a restart, I wouldn’t expect [LeBron] to be there for the 1st month of the season.” pic.twitter.com/NYqNxzNEmZ
— Logan Murdock (@loganmmurdock) October 26, 2020
Em seu programa “The Shop”, LeBron James brincou que ele escolheria quais partidas jogar na primeira metade da temporada, pois assim estaria mais descansado para os momentos importantes. Apesar de não falar sério, algo parecido pode acontecer, levando em conta que não só ele, mas diversos outros veteranos podem sentir o cansaço em um ano tão corrido.
Outros assuntos que devem ser decididos em breve na NBA são como acontecerá a free agency (com datas previstas de 20 a 22 de novembro), se haverá algum tipo de bolha (embora não pareça haver um cenário favorável para que isso se torne realidade) e se o público será permitido entrar nos ginásios. Os EUA passam por uma segunda onda de contaminação da COVID-19, por isso é difícil imaginar que os fãs possam ficar nas arquibancadas. Porém, a NBA está de olho nas experiências da NFL e da MLB, que tiveram público reduzido em algumas partidas.

