Home Futebol CBF marca jogos do Brasileirão para o dia seguinte às eleições e profissionais da bola não conseguem votar

CBF marca jogos do Brasileirão para o dia seguinte às eleições e profissionais da bola não conseguem votar

Entidade deixou quatro jogos do torneio nacional (sendo dois da Série A e dois da Série C) para ocorrerem no dia 16 de novembro de 2020

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) marcou para sábado (14) a realização de vários jogos do Brasileirão em virtude das Eleições 2020, ocorridas neste domingo (15).

PUBLICIDADE

A CBF, contudo, deixou para segunda (16 de novembro, dia seguinte às disputas eleitorais), a realização de quatro partidas, sendo duas da Série A e duas da Série C.

Como consequência, vários profissionais que atuam no futebol brasileiro não puderam exercer o direito de votar. O motivo é semelhante para todos: logística. O primeiro exemplo da reportagem é do Norte.

PUBLICIDADE

O Paysandu iniciou viagem para o Maranhão, na véspera das Eleições 2020. O time bicolor vai encarar o Imperatriz.

“Não tem como. Eu terei que justificar o voto infelizmente. Eu gostaria de estar votando, mas eu voto na cidade de Campinas. Por questões de logística fica incapacitado de votar”, declarou João Brigatti, treinador alviceleste.

O cenário se repete na elite do futebol brasileiro. A CBF transferiu do dia 14 para o dia 16 de novembro a realização da partida entre Coritiba e Bahia. O time nordestino também viajou no sábado.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

PUBLICIDADE

Conforme o site distanciascidades, a distância entre Salvador e Curitiba (capitais onde os clubes são sediados) é de quase 1.900 KM. Isso se o deslocamento for de avião e não houver conexões para outras lugares.

O professor universitário e cientista político Rodolfo Marques considera o voto uma “representação básica e clássica da democracia”.

O pesquisador, entretanto, avalia que a ausência de alguns profissionais do futebol brasileiro nas Eleições 2020 não faz diferença no resultado final.

“Eu creio que isso é residual, não chega a ser tão importante pra comprometer a legitimidade do processo eleitoral. Até porque há um percentual de pessoas que não vão votar. Mesmo que não estejam viajando a trabalho, mesmo no âmbito do futebol, há pessoas que se consideram apolíticas, que não querem participar do debate público. Não vejo impacto muito grande”, explicou Marques, em entrevista ao Torcedores.

PUBLICIDADE

O que diz o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

De acordo com o órgão judiciário, o eleitor que não votar poderá justificar a ausência mediante o aplicativo e-título. O prazo, para cada turno, é de 60 dias. Veja os prazos a seguir:

  • Até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno – 15.11.2020)
  • Até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno – 29.11.2020, se houver)

Veja a seguir os jogos do Brasileirão marcados pela CBF para o dia seguinte às eleições:

  • Coritiba x Bahia (Brasileirão Série A) – às 18h
  • Botafogo x RB Bragantino (Brasileirão Série A) – às 20h
  • Vila Nova x Botafogo-PB (Brasileirão Série C) – às 18h
  • Imperatriz-MA x Paysandu (Brasileirão Série C) – às 20h

Leia também:

Brasileirão: torneio pode não ter público ir até a última rodada, diz CBF