Home Extracampo Eleições no Corinthians: Conheça os três candidatos à presidência do clube

Eleições no Corinthians: Conheça os três candidatos à presidência do clube

Na véspera da eleição presidencial no Corinthians, o Torcedores.com faz um perfil dos três candidatos ao pleito principal do clube

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Depois de semanas agitadas nos bastidores do Corinthians, chegou a hora de conhecer o sucessor de Andrés Sanchez, no cargo de presidente do clube. As opções para os sócios votarem neste sábado(28) são três: Duílio Monteiro Alves, Mario Gobbi e Augusto Melo.

PUBLICIDADE

Mas muito torcedor ainda não conhece os candidatos ao cargo maior de seu clube de coração. Pensando nisso, o Torcedores.com traça o perfil dos três concorrentes, citando sua história e propostas para a instituição.

Conheça os candidatos à presidência do Corinthians:

Duílio Monteiro Alves

Para entender a história de Duílio, devemos lembrar a história de seu pai, Adilson Monteiro Alves. Ele foi o diretor de futebol na época da Democracia Corintiana, onde Sócrates e companhia revolucionaram o Corinthians. Duílio seguiu os passos do pai, e ocupou coincidentemente o cargo de diretor de futebol do clube. O candidato da situação fez esse papel justamente nesta última gestão de Andrés Sanchez.

PUBLICIDADE

Antes disso, Duílio já havia ocupado o cargo de diretor adjunto no futebol, na época em que seu concorrente Mario Gobbi, era o mandatário do Corinthians.

Inevitavelmente, sua campanha e entrevistas giram em torno da sombra de seu sucessor, Andrés Sanchez. Duílio faz questão de sempre o elogiar, mas deixa claro que o ex-presidente não terá poder algum em sua gestão, caso vença as eleições. Duílio obviamente também é cobrado por contratações, vendas e gestão do elenco da ‘Era Andrés’.

Entre suas principais propostas, estão melhoras no Fiel Torcedor,  esportes olímpicos e gestão financeira, tendo em vista os 900 milhões de reais em dívidas. Duílio promete balancetes mensais no site do Corinthians.

Sobre a Neo Química Arena, Duílio cita a inclusão de shows e eventos no estádio alvinegro, além de experiências coworkings e construção de novos bares e restaurantes para a Fiel.

PUBLICIDADE

Mario Gobbi

Único dos candidatos que já teve a responsabilidade de ser presidente do Corinthians, Mario Gobbi quer voltar ao cargo depois de seis anos. Mas sua história também se confunde com as gestões de Andrés Sanchez no clube. Gobbi foi um dos articuladores de Andrés para que o mesmo entrasse na presidência do Corinthians em 2007. Naquela gestão, foi vice-presidente e diretor de futebol do clube. Saiu em 2010, e voltou no final de 2011 como candidato da situação. Venceu e comandou o clube nos anos de ouro, onde o Timão venceu Libertadores e Mundial.

Depois de desentendimentos com a cúpula de Andrés, Mario Gobbi surge como principal força de oposição e para muitos, é o favorito à eleição.

Sua campanha foi marcada por entrevistas contundentes, sendo uma delas, impactante até demais. Em live dos Gaviões da Fiel se referiu ao atual time como ‘time de merda’. Além disso, Gobbi também foi ‘cobrado’ por alguns torcedores pela contratação de Alexandre Pato em 2013, por R$40 milhões, ainda sob sua gestão.

Entre suas principais propostas, estão a implantação de processos tecnológicos no clube social, Fiel Torcedor e outros setores da instituição. Sobre as finanças, Gobbi promete trazer consultorias de auditoria, para melhor gestão das receitas do Timão.

PUBLICIDADE

Quanto à Neo Química Arena, Gobbi também vê o espaço como palco para grandes shows e eventos, mas também fala sobre aumentar a ocupação do estádio, com estratégias de inclusão dos corintianos de camadas sociais menos privilegiadas.

Augusto Melo

Correndo por fora, temos Augusto Melo! Também ‘lançado’ como candidato da oposição, talvez seja o concorrente mais ‘fora da caixinha’.

Augusto é empresário do ramo de confecção e acessórios, além de sócio do Corinthians há 35 anos. Dentro do clube, já ocupou cargo nas categorias de base, foi conselheiro por dois mandatos e fez parte do grupo “Renovação e Transparência”, que é liderado por Andrés Sanchez.

Entre suas principais propostas, estão controle jurídico e financeiro, visando blindagem e recuperação da credibilidade do clube, além de congelamento nos valores de ingressos em jogos na Neo Química Arena. Augusto fala muito sobre melhoras na parte social da instituição, e traz ideias no mínimo inovadoras sobre a marca Corinthians, como: criação de uma operadora de telefonia móvel só para a Fiel Torcida, um título de capitalização do Corinthians, desenvolvimento do e-sports e até a construção de um parque temático na sede do clube, incluindo uma roda gigante com o símbolo do Timão.

PUBLICIDADE

Sua campanha foi marcada não só por propostas ousadas, como por denúncias. Na última semana, Augusto teve áudios vazados onde estaria negociando atletas do Corinthians com agentes. Augusto justificou que o áudio era da época em que trabalhava para a União Barbarense.

E aí torcedor do Corinthians? Quem é o melhor candidato? Quem você acha que será o próximo presidente do clube?

Siga o autor no Twitter/Instagram

LEIA MAIS
Federação Paulista de Futebol comunica cancelamento da Copinha de 2021

PUBLICIDADE