Home Basquete NBB lança bola especial em campanha contra o racismo

NBB lança bola especial em campanha contra o racismo

NBB lança bola para lembrar racismo com desenho de torcedora

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Se na NBA, o movimento Vidas Negras Importam chamou a atenção para a causa do racismo interrompendo até os playoffs, a NBB também resolveu lutar contra a segregação racial. A bola já esteve em quadra na abertura da competição, no último dia 10 de novembro.

PUBLICIDADE

Em parceria com a Penalty, marca da bola oficial do campeonato nacional de basquete, a Liga lançou uma bola estilizada na cor preta. O design é uma obra do artista plástico Tom Veiga, inspirado no desenho da torcedora Luana Santa Cruz, de 14 anos.

Luana e Tom fizeram uma  Live no perfil oficial do NBB no Youtube em que conversaram sobre a linha artística adotada para a pintura da bola. “O desenho da Luana me chamou a atenção pois é muito atual. A arte não tem o objetivo de deixar algo bonito, a arte é uma forma de expressar uma opinião, de transmitir uma mensagem, e esse tema que ela colocou na bola está muito em voga”, comentou Tom Veiga.

PUBLICIDADE

Agora, a bola seguirá para leilão, através do site playforacause.com.br/nbb. O valor arrecadado será destinado ao projeto Casa do Menino, que atende crianças e adolescentes da região de Campina Grande, cidade da vencedora do concurso.

Com a proposta de estimular esporte e criatividade, o concurso cultural #ABolaDoJogo convidou crianças de todo o Brasil a desenharem versões estilizadas da tradicional bola laranja. Foram mais 60 desenhos recebidos e quatro criações seguiram para a final, decidida por voto popular. Além da causa do racismo, questões relacionadas à proteção do meio ambiente e à saúde também foram temas de destaque na ação.

LEIA MAIS

Refugiado camaronês vai jogar no NBB e terminar estudos em universidade

PUBLICIDADE