Home Futebol Subiram! EC São Bernardo e Velo Clube conquistam o acesso à Série A2 do Paulistão

Subiram! EC São Bernardo e Velo Clube conquistam o acesso à Série A2 do Paulistão

Cachorrão e Galo Vermelho avançam às finais da Série A3 do Paulistão e garantem presença na Série A2 em 2021

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Neste sábado (7), aconteceram os decisivos jogos de volta das semifinais da Série A3 do Campeonato Paulista. O EC São Bernardo enfrentou em casa o Comercial e o Velo Clube foi a Bauru medir forças com o Noroeste.

PUBLICIDADE

Após 15 rodadas disputadas na primeira fase, oito equipes se classificaram para o mata-mata. Grêmio Osasco e Paulista terminaram nas duas últimas colocações da tabela e foram rebaixados para a Segunda Divisão Sub-23, torneio que equivale ao quarto e último nível do futebol no estado de São Paulo.

Por terem feito melhores campanhas, EC São Bernardo e Noroeste tiveram a vantagem de jogar em casa a segunda partida das semifinais. Confira abaixo um resumo dos confrontos que selaram a presença do Cachorrão e do Galo Vermelho na Série A2 do Paulistão na temporada de 2021.

PUBLICIDADE

As datas e horários da decisão da Série A3 ainda serão definidos pela Federação Paulista de Futebol.

EC São Bernardo x Comercial

Ao vencer o jogo de ida em Ribeirão Preto por 3 x 1, o Cachorrão conquistaria o acesso com qualquer empate em casa ou mesmo se perdesse por até um gol de diferença.

Talvez por conta de tal vantagem, a equipe do ABC paulista pouco produziu no primeiro tempo e o Comercial dominou todas as ações, chegando ao gol com o atacante Warlei, que ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti defendida pelo goleiro Maurício.

No entanto, o cenário mudou na etapa final. Aos seis minutos, o EC São Bernardo já havia virado o placar com gols de Felipe e Osvaldir. Aos 28 minutos, após boa jogada de Chuck, Raúl balança as redes pela terceira vez e dá contorno final à vitória sobre o Leão do Norte pelo placar agregado de 6 x 2.

PUBLICIDADE

Depois de 31 anos, o Cachorrão volta a disputar a Série A2 do Campeonato Paulista e está classificado para as finais da Série A3, após terminar a primeira fase na vice-liderança geral da competição.

EC São Bernardo x Comercial (Foto: Alexandre Battibugli/ Paulistão)

Foto: Alexandre Battibugli/ Paulistão

EC São Bernardo: Maurício, Osvaldir, Raphael, Alexandre (Erwin) e Dante; Dudu, Willian (Yuri) e Tito (Chuck); Felipe, Victor Sapo (Raul) e Iago; treinador: Renato Peixe.

Comercial: Iago, Luã (Juninho), Cortez, Rodrigo Sabiá e Brayan; Romarinho (Bruno Sabiá), Otávio (Pedro Henrique) e Cesinha (Russo); Biro Paraíba (Lucas Lino), Warlei e Wesley Tanque; treinador: Fahel Júnior

Noroeste x Velo Clube

O jogo de ida, disputado no último fim de semana no estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro, terminou empatado sem gols. Dessa forma, o vencedor em Bauru seria finalista e garantiria o acesso. Em caso de nova igualdade no marcador durante o tempo regulamentar, a vaga seria então decidida nas cobranças de pênaltis.

PUBLICIDADE

O primeiro tempo no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, teve poucas oportunidades criadas pelos dois times. Os donos da casa tiveram grande chance com Richarlyson, mas o gol não saiu.

Na etapa final, o Noroeste passou a pressionar mais e Leleco e Guilherme Teixeira quase balançaram as redes logo no início. Porém, aos 11 minutos, o Velo Clube inaugurou o marcador na primeira vez em que se lançou ao ataque: após cobrança de escanteio, Lucas Duni anotou 1 x 0 para os visitantes.

Quatro minutos depois, em jogada de contra-ataque, Niander recebe cruzamento do lado direito e aumentou para 2 x 0.

Sem outra alternativa, o Norusca partiu para cima na tentativa de pelo menos igualar o placar e levar a definição da vaga para as cobranças de penalidades. Até que Richarlyson, o mesmo que perdeu boa chance no primeiro tempo, diminuiu para 2 x 1 aos 41 minutos, depois de cruzamento de Yamada.

PUBLICIDADE

O árbitro assinalou sete minutos de acréscimo, mas a reação do Noroeste foi insuficiente e, apesar da melhor campanha na classificação geral da primeira fase, o time de Bauru acabou sendo eliminado dentro de seus domínios na partida decisiva da fase semifinal.

O Velo Clube agora enfrentará o EC São Bernardo nas finais da competição e está com vaga assegurada na Série A2 do Campeonato Paulista do ano que vem.

Foto: Bruno Freitas/ EC Noroeste

Foto: Bruno Freitas/ EC Noroeste

Noroeste: Pablo, Carlinhos (Lucas Shallon), Jean Pierre, Guilherme Teixeira e Renan (Denilton); Matheus Blade, Jonatas Paulista, França (Yamada) e Richarlyson; Fidel (Leleco) e Pedro Felipe; treinador: Luiz Carlos Martins

Velo Clube: Felipe, Everton (Alexandre Carvalho), Diogo, Leonardo e Janilson; Niander, Lucas Paranhos (Luís Riberto), Felipinho e Eurico; Igor Eto’o (Cristian) e Lucas Duni (Samuel); treinador: Cléber Gaúcho

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Red Bull Bragantino x Santos AO VIVO: como assistir ao jogo do Brasileirão

Sorteio da Copa do Brasil, novidade na lista de Tite e mais: veja as principais notícias do futebol na semana

SporTV e Premiere transmitem 16 jogos AO VIVO neste fim de semana; confira quais