Home Esportes Radicais WSL divulga calendário para o campeonato de 2021

WSL divulga calendário para o campeonato de 2021

World Surf League anuncia mudanças para o próximo ano do tour

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Com 2021 se aproximando, a WSL divulgou oficialmente o calendário com as etapas que farão parte do campeonato mundial. Como esperado, a entidade fez algumas mudanças nos locais de competição, incluindo ondas lendárias, como as esquerdas de G-Land, e retirando algumas etapas tradicionais, como a da França.

PUBLICIDADE

Além disso, a ordem de quando cada etapa será realizada também está bastante diferente de 2019 (lembrando que em 2020 o tour foi cancelado devido à pandemia da COVID-19). A maior alteração feita diz respeito à última competição do ano, que deixa de ser no Havaí e passa a ser realizada em Trestles, mas nós explicaremos isso em detalhes mais para frente. Confira a seguir o calendário previsto para o ano de 2021.

CALENDÁRIO WSL 2021

4 a 15 de Dezembro (2020) – Maui Pro presented by ROXY (Maui, Havaí) – OBS: etapa exclusiva para mulheres

PUBLICIDADE

8 a 20 de Dezembro (2020) – Billabong Pipe Masters presented by Hydro Flask (Oahu, Havaí) – OBS: etapa exclusiva para homens

19 a 28 de Janeiro – Sunset Open (Oahu, Havaí)

2 a 12 de Fevereiro – Santa Cruz Pro (Califórnia, EUA)

Sem data definida – MEO Pro Portugal (Peniche, Portugal)

PUBLICIDADE

1 a 11 de Abril – Rip Curl Pro Bells Beach (Victória, Austrália)

16 a 26 de Abril – Boost Mobile Margaret River Pro (Western Australia, Austrália)

3 a 13 de Maio – Corona Open Gold Coast presented by Billabong (Queensland, Austrália)

Sem data definida – Quiksilver Pro G-Land (East Java, Indonésia)

PUBLICIDADE

11 a 20 de Junho – Oi Rio Pro presented by Corona (Saquarema, Brasil)

25 de Junho a 9 de Julho – Corona Open J-Bay (Jeffreys Bay, África do Sul)

12 a 15 de Agosto – Surf Ranch Pro (Califórnia, EUA)

23 de Agosto a 2 de Setembro – Outerknown Tahiti Pro (Teahupo’o, Tahiti)

PUBLICIDADE

8 a 17 de Setembro – The WSL Finals (Califórnia, EUA)

FINAL EM TRESTLES

Como divulgado meses atrás, a WSL está fazendo uma grande mudança para as finais dos campeonatos masculino e feminino. Isso porque era tradição o título mundial ser decidido no Havaí (em Maui para as mulheres e em Oahu para os homens), mas, a partir de 2021, os campeões serão coroados em um evento especial nas ondas de Trestles, no sul da Califórnia.

Nesse novo formato, os 5 primeiros colocados entre os homens e as mulheres irão disputar uma final de um dia, na qual o vencedor será declarado o novo campeão do tour. Neste caso, o quinto ranqueado enfrentará o quarto, o vencedor deste confronto seguirá para enfrentar o terceiro, e assim por diante até chegar na final, que será contra o primeiro colocado do tour.

A novidade dividiu surfistas e fãs. Enquanto alguns se mostraram entusiasmados com as mudanças, outros acreditam que o formato é injusto e favorece alguns competidores. Apesar de ter seus prós e contras, essa parece ser uma tentativa da WSL de deixar o campeonato mais comerciável, fazendo do dia das finais uma espécie de Super Bowl do surfe, afinal, até então não era todo ano que o campeão mundial era decidido na última bateria em Pipeline, como aconteceu em 2019 com Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, e assim a emoção está garantida até o último minuto.

PUBLICIDADE