Ficha 1 da gestão do presidente Alessandro Barcellos, que assume o Inter a partir de janeiro, o espanhol Miguel Ángel Ramírez chamou a atenção por ser um treinador especialista em categorias de base – setor do clube que Barcellos quer fortalecer. A situação foi colocada para o ainda técnico colorado, Abel Braga, na coletiva de sábado, e ele também se disse conhecedor do trabalho na base.
Abel, depois da vitória de 2×0 sobre o Palmeiras, no Beira-Rio, ainda lembrou o trabalho que fez em 2017, no Fluminense, com uma série de jovens que renderam dinheiro ao clube. O campeão mundial de 2006 tem contrato somente até fevereiro, mas poderá sair antes do prazo caso Barcellos assim determine.
Repórter: Abel, você fala dos meninos da base e hoje o Caio Vidal apareceu no time, assim como o Praxedes e outros meninos que têm aparecido. E quando se fala no nome do Miguel Ángel Ramírez é por ser um treinador que trabalha com a base e você não se encaixaria no perfil de trabalhar com a base. Você concorda com isso? Você não tem o perfil para dar mais atenção pra base do clube na próxima temporada?
Abel: Se eu estivesse desse lado que você está, eu não faria essa pergunta pra mim. Se eu estivesse aí, não faria. Vê meu histórico de Flamengo, Fluminense. Lembra o Fluminense de 2017? Wellington Silva, Richarlison, Ibañez, vai vendo aí. Foram mais de 50 milhões de euros que o Fluminense botou nos cofres. Lançando garotos. Veio um estadual antes, e com esses jogadores. Você eu acho que foi pelo menos imprudente em fazer esse tipo de pergunta. Mas, se não quiser ver, não vê, cara. Eu vou continuar sendo o que eu sou.
Confira a resposta a partir de 10:50:
Barcellos tem metas para a base do Inter
Para fortalecer o chamado “Celeiro de Ases” do Beira-Rio, Barcellos, durante a campanha, estabelece a meta de, em até dois anos, ter 40% do plantel formado por atletas da base e no mínimo quatro titulares criados no clube.
Do time inicial de Abel que bateu o Palmeiras no sábado, quatro vieram da base colorada: Heitor, Dourado, Praxedes e Caio Vidal. No domingo, dia 27, o Inter, que é 4° com 44 pontos, encerra o ano de 2020 no Brasileirão pegando o Bahia fora de casa.

