Home Futebol Corinthians não toma gols há um mês; o que mudou na defesa de Mancini?

Corinthians não toma gols há um mês; o que mudou na defesa de Mancini?

Se no ataque, o Corinthians ainda não se encontrou, na defesa o Timão voltou a ser uma potência. Mas o que explica essa melhora na equipe de Vagner Mancini?

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

Entre os altos e baixos do Corinthians em 2020, Vagner Mancini tem dado um fio de esperança para dias melhores para o clube. O aproveitamento e diversos outros números não negam a melhora do time após sua chegada. Mas um setor em específico chama a atenção nessa evolução: A defesa.

PUBLICIDADE

Fazem quatro jogos e cerca de um mês, que o Timão não leva um gol. O último foi para o Atlético-MG na derrota por 2×1 na Neo Química Arena. Mas o que mudou de lá pra cá? O Torcedores.com faz um ‘resumão’ dessa melhora.

Por que a defesa do Corinthians melhorou consideravelmente?

Números

Tirando o ponto fora da curva que foi a goleada por 5×1 para o Flamengo, o Corinthians de Mancini levou quatro gols em nove jogos. Se pegarmos o começo do Brasileirão com Tiago Nunes, também foram nove jogos mas 12 gols sofridos. Então de forma geral, Mancini preferiu corrigir o que estava dando errado, começando pela defesa, e o resultado aos poucos tem aparecido.

PUBLICIDADE

Chegada de Fábio Santos

Com a venda de Carlos Augusto e o desempenho ruim de Piton e Sidcley, o Corinthians foi atrás de Fábio Santos, que estava encostado no Atlético-MG. O que parecia mais um regresso de um ídolo em fim de carreira, foi um acerto em cheio do clube alvinegro. O lateral-esquerdo tomou conta da posição e tem sido essencial nesta nova defesa do Corinthians. Além é claro, de seu excelente aproveitamento nos pênaltis que o time teve. Fábio Santos domina a posição como poucos e é peça fundamental nessa melhora.

Entrada de Bruno Mendez no lugar de Marllon

No primeiro jogo de Vagner Mancini, Bruno Mendez tomou um cartão vermelho ‘bobo’ e acabou se queimando com Mancini. Foi a chance de Marllon, que acabou não indo tão mal. Porém, o zagueiro que voltou ‘às pressas’ de empréstimo nunca passou a segurança que a Fiel necessitava neste momento. Pois quando Marllon foi expulso, Bruno Mendez teve nova chance e não saiu mais deste Corinthians. O uruguaio tem feito o complemento perfeito para Gil, e ambos acabaram melhorando um ao outro. Mendez sendo o ‘cara’ do embate e Gil sendo o ‘cara’ da sobra. Mesmo com a chegada de Jemerson (que ainda não estreou), Bruno Mendez tem mostrado seu valor e pede passagem no time titular.

Melhora de Gabriel

O principal ponto dessa melhora defensiva do Corinthians, passa pela evolução gigantesca de Gabriel. Não é que o garoto Xavier estivesse vindo mal. Muitos até acham que a saída de bola do menino é melhor do que a de Gabriel. Mas o contexto daquele Corinthians prejudicou o garoto do Terrão. Mancini então apostou em Gabriel e não se arrependeu. O camisa 5 tem sido um leão nos desarmes, melhorou sua saída de bola e tem distribuído o jogo com qualidade para laterais e meias, além do fator disciplinar, onde não tem tomado seus recorrentes cartões amarelos. Gabriel também é aquela espécie de capitão sem a faixa e tem liderança fundamental neste atual meio-campo.

Outros fatores a se considerar

Pensando na vitória contra o São Paulo no último domingo(13), podemos destacar outros pontos interessantes defensivamente:

PUBLICIDADE

– Cássio mais seguro;
– Gil e Fagner consequentemente melhores com os fatores citados acima;
– Marcação de Ramiro e Otero nas pontas.

E você torcedor? Acha que Mancini achou o Corinthians ideal?

Siga o autor no Twitter/Instagram

LEIA MAIS
Técnico Marcelo Veiga morre aos 56 anos, em decorrência da covid-19

PUBLICIDADE

Luís Roberto aponta favorito ao título da Libertadores e explica o motivo