Home Futebol Felipe Melo desaprova racismo, mas pede “cuidado” com caso de Gerson: “Queria entender o outro lado”

Felipe Melo desaprova racismo, mas pede “cuidado” com caso de Gerson: “Queria entender o outro lado”

Felipe Melo também falou sobre o ‘mimimi’ no futebol e se classificou como “um dos últimos moicanos”

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O volante Felipe Melo se manifestou sobre o caso do meio-campista Gerson, do Flamengo, que no último domingo denunciou ter sido alvo de injúria racial do colombiano Indio Ramirez, do Bahia, durante o jogo disputado no Maracanã, pela rodada do Brasileirão. Durante participação no programa ‘Arena SBT’, o jogador do Palmeiras fez questão de condenar o racismo, mas pediu cautela antes de assumir uma posição neste episódio específico.

PUBLICIDADE

“[O racismo] É uma situação que temos que combater no nosso dia a dia. Não tem que deixar acontecer, como foi com o Gerson para começar a falar. A gente vê um policial, um cidadão no supermercado, que são chamados de ‘negro’, alvo de racismo. A nossa luta tem que ser diária, antes de acontecer com uma pessoa pública para combater, exterminar o racismo”, disse Felipe Melo.

“Eu sou totalmente contra esse tal de racismo! É uma vergonha muito grande em pleno 2020, quase 2021, e ter pessoas usando dessa vergonha. Não tenho adjetivo pra usar com uma pessoa que faz uma situação dessa. Mas eu queria entender o outro lado. Se ele foi contra o Gerson, nesse momento, e falou ‘cala boca, negro’ como um ato racista, tem que pagar mesmo por isso. Mas como é um colombiano, de repente…”, acrescentou o volante, relembrando o episódio em que foi chamado de ‘macaco’ por um jogador do Peñarol.

PUBLICIDADE

Felipe Melo reforçou, no entanto, que é preciso ouvir o outro lado da história e o contexto em que ela está inserida – e que deve ser levado em consideração. “Temos que ter muito cuidado. Eu não me manifestei porque em nenhum momento vi o próprio Ramírez, agora eu vi uma entrevista e ele está negando, mas eu entendo o lado do Gerson. De repente, no calor do jogo, ele entendeu aquilo dali. No mundo de hoje, temos que tomar cuidado com o que a gente fala. Ontem, chamar uma pessoa de negão ou de negro, era uma coisa, hoje é diferente. Tem que ter o respeito e sou totalmente contra isso. No meu dia a dia com meus quatro filhos, eu falo para eles tomarem cuidado com o que eles falam”, completou.

O técnico Rogério Ceni, que também participou do programa, destacou a maneira como Gerson reagiu após a confusão com Ramirez. “Não dá para ouvir nada dentro do campo, assim como não ouvi o xingamento do Gabigol. Mas eu ouvi o relato do Gerson, vi a reação dele dentro de campo. Lamento muito”, disse o treinador.

‘MIMIMI’ NO FUTEBOL:

Ao ser questionado sobre o ‘mimimi’ no o futebol, Felipe Melo destacou as diferenças entre as gerações, principalmente agora com a internet e as redes sociais. O volante ainda se classificou como “um dos últimos moicanos”.

“O mundo é diferente daquele que nós vivíamos. Hoje em dia, as redes sociais dão voz pra pessoas que jamais teriam num passado recente. Infelizmente ou felizmente, as cosias têm mudado de forma absurda. Fico feliz de ser um dos últimos moicanos. Vim de outra escola, outra base, outra época. Os garotos que sobem hoje já sobem com outra mentalidade. Tem que respeitar, mas tem ficado chato… O mimimi tem imperado no futebol”, disse o capitão do Palmeiras.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
CBF pede investigação sobre denúncia de racismo feita por Gerson, do Flamengo
Landim cita árbitro paulista em jogo do Flamengo e dispara: “A gente já imaginava o que poderia acontecer”
Rivais se solidarizam com Gerson, do Flamengo, após denúncia de racismo: “Essa luta está acima de qualquer rivalidade”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes