Home Basquete Em artigo, Kareem Abdul-Jabbar revela batalha contra câncer e fala sobre a saúde negra

Em artigo, Kareem Abdul-Jabbar revela batalha contra câncer e fala sobre a saúde negra

Este mês, o lendário pivô do Los Angeles Lakers, relevou estar batalhando contra um câncer de próstata

Cainã Lima
Colaborador do Torcedores

“VIDAS NEGRAS ESTÃO EM RISCO”

Em artigo escrito para o WebMD, de uma série de artigos intitulada “Social Justice”, Abdul-Jabbar fala sobre a saúde negra e, sobretudo, revela diversos problemas particulares de saúde.

PUBLICIDADE

“Minha vida está correndo risco. Não só porque tenho 73 anos e estou acompanhando das tradicionais dores da idade. Mas porque sou negro e alto. Com 2,18 m, sou, no entanto, tendo estatisticamente a ter mais dores nas costas e problema nos quadris, alto risco de câncer, especialmente de próstata, fibrilação atrial, e uma expectativa de vida menor, no geral. Ser negro significa que estou mais propenso a sofrer de diabetes, obesidade, câncer e ter uma vida menor. Sim, pessoas altas e negras tem menor expectativa de vida. Até agora, eu tive câncer de próstata, leucemia e precisei de cirurgia cardíaca.”

O super astro se dedicou a discorrer sobre como ser negro afeta a saúde do indivíduo.

PUBLICIDADE

“Vidas negras estão em risco. Muito risco. Não só diabetes, problemas cardíacos, obesidade e câncer. Mas outros problemas de saúde que foram construídos sobre a fundação de uma sociedade americana tão consolidada quanto as vigas de aço que seguram uma ponte. A maioria sabe que é verdade, mas alguns negam porque tem medo que remover essas vigas vai causar um grande colapso na ponte…”

“EU SOU AGRACIADO… NINGUÉM QUER UMA LENDA DA NBA MORRENDO”

“Eu sou agraciado porque a minha fama me trouxe suporte financeiro necessário para ter excelente atendimento médico. Ninguém quer uma lenda da NBA morrendo. Imagina as avaliações no Yelp – aplicativo de avaliação de estabelecimentos -.”

Finalizando, o ex-jogador disse:

“O futuro da equidade dos americanos negros começa com a saúde física e mental, já que estão a margem dos serviços, equidade verdadeira não pode ser alcançada. Vidas negras precisam importar em todos os aspectos da sociedade americana.”

PUBLICIDADE

Seu artigo discute, principalmente, a saúde afro-americana e os problemas de saúde enfrentados pela população negra decorrentes de um racismo sistêmico.  Perpassando acerca dos protestos recentes devido a morte de George Floyd, Jabbar discorre sobre como a população negra está à margem do sistema de saúde.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

LEIA MAIS:

SELENA GOMEZ “ESTÁ CONFORTÁVEL SOLTEIRA”; NOTÍCIA É BALDE DE ÁGUA FRIA EM FÃS DE BUTLER

PUBLICIDADE

SAIBA QUEM SÃO OS JOGADORES MAIS BEM PAGOS DA NBA