Home Futebol Lembra dele? Campeão com a França em 98, Laurent Blanc acerta com clube do Qatar

Lembra dele? Campeão com a França em 98, Laurent Blanc acerta com clube do Qatar

Laurent Blanc assinou contrato com o Al-Rayyan até dezembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Al-Rayyan, do Qatar, anunciou nesta sexta-feira contratação do técnico Laurent Blanc, de 55 anos, que estava sem clube desde a saída do Paris-Saint Germain em 2016. O francês chega para suceder o recém-demitido Diego Aguirre, ex-treinador do Internacional, Atlético-MG e São Paulo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva

Além de Laurent Blanc, outros dois profissionais foram contratados para a comissão técnica: o auxiliar Angelo Castellazzi e o analista de desempenho Álvaro José Rodrigues. O novo comandante assinou contrato até dezembro de 2021. Ele, a princípio, é aguardado em Doha na primeira semana de janeiro.

A negociação não foi demorada. O francês virou a bola da vez depois das tratativas com Jorge Fossati, que rejeitou a oferta do sheik Abdulla Bin Hamad Al-Thani. Afinal, o treinador conquistou pelo Al-Rayyan a Liga do Qatar na temporada 2015/2016. Porém, ele deseja estar mais próximo da família. Atualmente, Fossati comanda o River Plate, do Uruguai.

PUBLICIDADE

A carreira de Laurent Blanc

Laurent Blanc terá a primeira oportunidade fora do futebol europeu. O novo treinador do Al-Rayyan acumula passagens pelo Bordeaux e Paris Saint-Germain. Além disso, ele comandou a seleção francesa de 2010 a 2012. Nesse ínterim, o técnico conquistou quatro vezes o Campeonato Francês, duas Copas da França, quatro Taças da Liga Francesa e cinco Supercopa da França.

O francês é considerado um dos maiores zagueiros e líberos do futebol mundial. Como jogador, ele brilhou com as camisas do Montpellier, Napoli, Nimes, Saint-Étienne, Auxerre, Barcelona, Olympique de Marselha, Internazionale e Manchester United. Blanc jogou por 11 anos na seleção francesa, fazendo parte, como titular, das conquistas da Copa do Mundo de 1998 e Eurocopa de 2000. Ao todo, o defensor disputou 97 partidas e marcou 16 gols.

O camisa 5 teve atuação emblemática contra o Paraguai nas oitavas de final do Mundial. Por 114 minutos, o jogo ficou sem gols. Mas após muita pressão, aos 9 minutos do segundo tempo da prorrogação, Blanc marcou o heroico gol francês, que classificou a equipe para enfrentar a Itália. Foi o primeiro “gol de ouro” da história das copas.

O zagueiro, por outro lado, também é lembrado pela expulsão na semifinal contra a Croácia. Ele fazia boa atuação até acertar um tapa na cara de Simic. Foi, portanto, o único desfalque da França na final contra o Brasil. Porém, a equipe nãos sentiu sua falta e atropelou a seleção canarinho por 3 a 0 ficando com o título mundial.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Exigente, Reinaldo Rueda quer salário milionário e contrato longo para assumir seleção colombiana

Benfica faz contraproposta e Lucas Veríssimo está perto de deixar o Santos

Jornal: Benfica descarta Diego Alves, mas tem interesse em goleiro que joga a Série B do Brasileiro