Home Lutas Lutador do UFC recebe suspensão por ‘drible’ em antidoping

Lutador do UFC recebe suspensão por ‘drible’ em antidoping

Yair Rodríguez, peso-pena do Ultimate, não cumpriu com protocolos do programa de testes antidoping e ganhou seis meses de suspensão.

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O antidoping do UFC voltou a fazer mais uma ‘vítima’. Mas, desta vez. não por um caso de um lutador que foi pego num exame, mas por ter dado um ‘drible’ no programa de antidoping e não informado aonde estava para os testadores da USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos).

PUBLICIDADE

No caso, o lutador é o peso-pena Yair Rodríguez. O mexicano foi suspenso por seis meses pela USADA por não ter informado por três vezes o seu paradeiro aos técnicos da agência que conduzem o programa de testes do Ultimate durante um período de 12 meses, confirme as regras do antidoping da organização

Segundo o regulamento, todos os lutadores e lutadoras do UFC tem de dizer ao controle antidoping aonde estarão para que estes possam fazer o testes fora do período de competição. Não revelar à USADA locais em que possa estar pode render violações e três violações consecutivas podem causar sanções.

PUBLICIDADE

A pena chegou em seis meses porque, segundo a USADA, Rodríguez não agiu de má fé ao não informar o seu paradeiro neste período. Com isso, não terá uma suspensão por longo prazo e poderá lutar pelo UFC ainda em 2021.

Rodriguez está fora dos octógonos desde 2019 e teve luta contra o russo Zabit Magomedsharipov cancelada por causa de lesão neste ano.


LEIA MAIS

Rose Namajunas revela trauma ao lembrar de ataque a ônibus no UFC 223>

(Crédito da foto: Reprodução/Instagram Yair Rodriguez)

PUBLICIDADE