Home Futebol Portuguesa avança à final da Copa Paulista e volta a disputar uma competição nacional depois de quatro anos

Portuguesa avança à final da Copa Paulista e volta a disputar uma competição nacional depois de quatro anos

Portuguesa e Marília decidem o título da Copa Paulista, que abre vagas para competições nacionais em 2021

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite desta quarta (16), a Portuguesa venceu o São Bernardo FC por 3 x 0 no estádio do Canindé, em São Paulo, pelo jogo de volta das semifinais da Copa Paulista, e fará a decisão da competição diante do Marília, que mais cedo eliminou o XV de Piracicaba na outra semifinal.

PUBLICIDADE

O campeão da Copa Paulista escolhe entre participar da Copa do Brasil ou da Série D do Campeonato Brasileiro na temporada de 2021 e o vice-campeão fica com a opção não escolhida. Dessa forma, a Lusa voltará a disputar um torneio organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) depois de quatro anos.

Rebaixada à Série B do Brasileirão na temporada de 2013, a Portuguesa somou repetidas quedas até chegar à Série D, a quarta divisão do futebol brasileiro, onde participou pela última vez em 2017, sendo eliminada ainda na fase de grupos.

PUBLICIDADE

Desde então, o time do Canindé não disputou mais nenhum torneio de abrangência nacional, além de também estar fora da elite do Campeonato Paulista desde 2015.

Fundada em agosto de 1920, a Portuguesa de Desportos tem agora a oportunidade de fechar o ano de seu centenário com a conquista de um título e comemora o retorno ao cenário nacional na próxima temporada, na esperança de que “dias melhores virão” ao tradicional clube rubro-verde paulista.

A Portuguesa venceu o São Bernardo FC pelo placar agregado de 4 x 1 e disputará a decisão da Copa Paulista contra o Marília (Foto: Divulgação/ Associação Portuguesa de Desportos)

A Portuguesa venceu o São Bernardo FC pelo placar agregado de 4 x 1 e disputará a decisão da Copa Paulista contra o Marília (Foto: Divulgação/ Portuguesa de Desportos)

Portuguesa e Marília nas finais

Melhor equipe da primeira fase somando 89% de aproveitamento, a Lusa sofreu apenas uma derrota em toda a competição, no segundo jogo das quartas de final diante do Água Santa por 2 x 1, mas eliminou o time de Diadema nos pênaltis por 3 x 2.

O primeiro jogo da fase semifinal diante do São Bernardo FC, no estádio Primeiro de Maio, terminou empatado em 1 x 1 e o vencedor da partida de volta disputada nesta quarta (16) no Canindé estaria classificado para a decisão.

PUBLICIDADE

Com gols de Maiquinho, Adilson Bahia e Geovani a favor dos donos da casa, a Lusa superou o time do ABC pelo placar de 3 x 0 (4 x 1 no agregado) e garantiu a vaga na decisão, mesmo sem a presença do técnico Fernando Marchiori, que testou positivo para Covid-19 e se encontra em isolamento.

Mesmo feito obtido pelo Marília que, mais cedo, visitou o estádio Barão de Serra Negra e acabou sendo derrotado pelo XV de Piracicaba por 1 x 0, porém superando o Nhô Quim na contagem final por 3 x 2, já que saiu vitorioso no primeiro duelo em casa por 3 x 1.

As datas e horários das partidas de ida e volta das finais entre Marília e Portuguesa ainda serão divulgados pelo Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol.

O Marília superou o XV de Piracicaba pelo placar agregado de 3 x 2 e está nas finais da Copa Paulista de 2020 (Foto: Matheus Dahsan/ Marília AC)

O Marília superou o XV de Piracicaba pelo placar agregado de 3 x 2 e está nas finais da Copa Paulista de 2020 (Foto: Matheus Dahsan/ Marília AC)

Na partida Portuguesa x São Bernardo FC, os jogadores das duas equipes prestaram homenagem ao ex-treinador Marcelo Veiga, que faleceu na última segunda (14) vítima do coronavírus.

PUBLICIDADE

Resultados das semifinais

Jogos de ida

São Bernardo FC 1 x 1 Portuguesa, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo
Marília 3 x 1 XV de Piracicaba, no estádio Bento de Abreu, em Marília

Jogos de volta

Portuguesa 3 x 0 São Bernardo FC, no estádio do Canindé, em São Paulo
XV de Piracicaba 1 x 0 Marília, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba

 

LEIA MAIS

Palmeiras x Bahia: quem avança à final da Copa do Brasil Sub-20? Assista AO VIVO

Benja diz que sente “nojo” de Neto e detona membro do Jogo Aberto

Abel revela medo após positivo para Covid-19 e evita falar em títulos: “Nem Guardiola e Klopp prometem taças”

Confira os jogos da semana com transmissão AO VIVO pelo SporTV e o Premiere