Home Esportes Olímpicos CAS bane Rússia por dois anos de competições internacionais

CAS bane Rússia por dois anos de competições internacionais

Suspensão original era de quatro anos por violações do programa de combate ao doping; russos não poderão participar de Copa do Mundo de 2022 e das Olimpíadas de 2021

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
PUBLICIDADE

A Rússia terá que passar dois anos fora das principais competições internacionais do esporte. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) decidiu nesta quinta-feira (17) pela suspensão do país dos Jogos Olímpicos de Tóquio e de qualquer outra competição esportiva a partir deste dia.

A suspensão dura até dezembro de 2022 e também irá banir os russos de participação da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, já que o torneio se iniciará antes do final da punição, em novembro, em caso de classificação do país via Eliminatórias.

Apesar do país estar banido de competições, a Rússia poderá ter atletas em competições. Mas nestes não poderão usar a bandeira russa o hino ou qualquer identificação que indique o nome ou símbolos da Rússia em seus uniformes, tendo de se apresentar como ‘atletas neutros’.

PUBLICIDADE

A suspensão da Rússia é derivada do escândalo de doping que o país foi acusado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), na qual a entidade russa que controla o antidoping no país (RUSADA) teria cometido fraude na entrega de dados sobre possíveis infrações de atletas russos em relação ao uso de substâncias ilegais em competições, com manipulação e até documentações apagadas dos controles da agência local.

Com isso, os atletas do país foram banidos de participaram de eventos de atletismo internacionais desde 2015 como representantes russos em si e também dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Pyeongchang (COR). Nestes, tiveram que se identificar como ‘Atletas Olímpicos da Rússia’, sem uso da bandeira, hino ou outros símbolos nacionais.

LEIA MAIS

Presidente do COB crê em Jogos Olímpicos mais iguais com pandemia

PUBLICIDADE

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do COI)