Como “sorte” do Palmeiras na Copa do Brasil e Libertadores contou com ajuda de rivais
O Palmeiras busca o tetracampeonato da Copa do Brasil e o bi da Libertadores na temporada de 2020 com ligeiro favoritismo
Cesar Greco/Ag.Palmeiras
O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (23) para enfrenta o América-MG, no Allianz Parque, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil 2020. Apesar do respeito com a equipe mineira, o time comandado por Abel Ferreira é o grande favorito para ficar com uma das vagas na decisão da competição, que ainda tem Grêmio e São Paulo duelando do outro lado da chave.
Somando o chaveamento do Palmeiras na Copa do Brasil e Libertadores, muito se questiona sobre a “sorte” do time Alviverde nas copas, enfrentando sempre adversários inferiores. Mas o destino do Verdão nas duas competições poderia ter sido bem diferente se os rivais de peso não tivessem “ajudado”.
O Palmeiras entrou na Copa do Brasil na fase de oitavas de final e tendo como primeiro adversário o Red Bull Bragantino – eliminado sem grandes dificuldades. Já nas quartas de final, o sorteio promovido pela CBF colocou o Ceará no caminho Alviverde. O time nordestino havia eliminado o Santos na fase anterior. O adversário da semifinal poderia ser o Internacional, mas o Colorado não teve força suficiente para eliminar o “azarão” América-MG.
Vale ressaltar ainda que equipes tradicionais como Vasco, Botafogo, Atlético-MG e Cruzeiro sequer passaram das primeiras fases da Copa do Brasil.
Relembre Toda a trajetória do Palmeiras na Copa do Brasil:
OITAVAS:
Red Bull Bragantino 1 x 3 Palmeiras
Palmeiras 1 x 0 Red Bull Bragantino
QUARTAS:
Palmeiras 3 x 0 Ceará
Ceará 2 x 2 Palmeiras
SEMIS:
23/12: Palmeiras x América-MG
30/12: América-MG x Palmeiras
JÁ NA LIBERTADORES…
A mesma “sorte” que acompanha o Palmeiras na Copa do Brasil, guiou o time Alviverde para as semifinais da Libertadores sem grandes dificuldades – a equipe, que iniciou a competição sob o comando de Vanderlei Luxemburgo – terminou a fase de grupos com a melhor campanha, e tem o segundo melhor ataque do torneio, com dois gols a menos que o River Plate.
Na fase de grupos, o Palmeiras enfrentou Tigre-ARG, Bolívar-BOL e Guaraní-PAR, mas poderia ter enfrentado o maior rival Corinthians, mas o time Alvinegro, que iniciou a competição na pré-Libertadores, acabou sendo eliminado – em casa – pelo clube paraguaio.
Outro fato curioso é que o São Paulo, atual líder do Campeonato Brasileiro e semifinalista da Copa do Brasil, sequer avançou para o mata-mata da Libertadores em um grupo que tinha River Plate, LDU e Binacional. O time comandado por Fernando Diniz perdeu para o Binacional fora de casa na primeira rodada e sofreu uma derrota de 4 a 2 para a LDU, também longe do Morumbi.
Relembre os jogos do Palmeiras na Libertadores:
FASE DE GRUPOS:
Tigre 0 x 2 Palmeiras
Palmeiras 3 x 1 Guaraní-PAR
Bolívar 1 x 2 Palmeiras
Guaraní-PAR 0 x 0 Palmeiras
Palmeiras 5 x 0 Bolívar
Palmeiras 5 x 0 Tigre-ARG
OITAVAS:
Delfín 1 x 3 Palmeiras
Palmeiras 5 x 0 Delfín
QUARTAS:
Libertad 1 x 1 Palmeiras
Palmeiras 3 x 0 Libertad
SEMIS:
05/01/2021: River Plate x Palmeiras
12/01/2021: Palmeiras x River Plate
LEIA MAIS:
Palmeiras avança em negociação por Hulk, diz site; veja os detalhes
Em alta, Borja se despede de clube colombiano e volta ao Palmeiras, mas não deve ser aproveitado
Leila Pereira dá “invertida” em torcedor ao ser ‘lembrada’ que Hulk está livre no mercado; atacante é alvo do Palmeiras

