Home Futebol Em 2020, técnicos estrangeiros pontuaram mais que brasileiros

Em 2020, técnicos estrangeiros pontuaram mais que brasileiros

Em 2019 o Brasil foi tomado pela força dos treinadores estrangeiros. Em 2020 isso não é diferente e o aproveitamento mostra a superioridade deles

Igor Mello
Colaborador do Torcedores

Jorge Jesus tomou o Brasil de supetão em 2019 com seu futebol envolvente, ofensivo e vencedor com o Flamengo. O português venceu mais taças do que teve de derrotas em sua passagem no Rubro-Negro. Além dele, Jorge Sampaoli no Santos também fez um ótimo trabalho que foi festejado pelos torcedores do alvinegro praiano.

PUBLICIDADE

No ano de 2020, o português Abel Ferreira no Palmeiras e o argentino Sampaoli no Atlético-MG estão entre os treinadores mais comemorados no Brasil. O Internacional e sua torcida ainda lamenta a saída de Coudet para a Espanha, enquanto Jorge Jesus trocou o Flamengo pelo Benfica.

Muito se fala em “complexo de vira-lata” , entretanto os números comprovam que os torcedores gringos pontuam mais. O aproveitamento desses treinadores, nas primeiras 24 rodadas da Série A, é 34% superior aos locais. Até hoje, os técnicos estrangeiros somaram 57% dos pontos disputados, enquanto os nacionais estão com uma marca de 42%. Uma clara diferença.

PUBLICIDADE

O Brasileirão 2020 é o mais internacional de todos. Ao todo cinco comandantes que vieram de outros países já passaram por times no campeonato.

Atualmente somente três são comandados por estrangeiros: Vasco, Palmeiras e Atlético-MG. Inter e Flamengo já trocaram seus estrangeiros por treinadores nascidos no Brasil. O Botafogo chegou a entrar no meio quando anunciou o argentino Ramón Diaz. Entretanto, vinte e dois dias depois e sem estrear o treinador foi mandado embora.

Todavia, o líder da competição é um brasileiro. Fernando Diniz, comandando o São Paulo. Por outro lado, as equipes que optaram por treinadores gringos tem se dado bem. O time mineiro de Sampaoli ocupou boa parte do campeonato a liderança, assim como o Inter (que era líder sob a batuta de Coudet). O Palmeira viu seu aproveitamento salvar de 51% para 66% com a troca no comando para o português Abel Ferreira.

Por outro lado, a única exceção a esse time é o Vasco. Sá Pinto está há dois meses no clube, vencendo apenas uma partida na primeira divisão desde a sua chegada. Na zona de rebaixamento o clube vive momento conturbado.

PUBLICIDADE

 

Leia mais

Em momento conturbado, Vasco sofre sete protestes em um mês