Home Futebol The Best: números justificam ausência de Neymar na lista de finalistas

The Best: números justificam ausência de Neymar na lista de finalistas

Neymar ironizou a ausência na lista de finalistas que concorrem ao prêmio de melhor jogador do mundo da última temporada

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

A Fifa elege nesta quinta-feira (17) o melhor jogador do mundo de 2020. Concorrem ao prêmio: o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, da Juventus. O grande favorito é o atacante do clube alemão, que, além de ter conquistado a tríplice coroa, marcou 55 gols e deu dez assistências em 47 partidas disputadas. A grande polêmica, no entanto, é a ausência de Neymar, pelo menos, entre os finalistas.

PUBLICIDADE

O brasileiro foi peça fundamental para levar o PSG a final da Champions League, e cresceu de rendimento na reta final da temporada, e apesar de ter entrado na lista dos dez melhores jogadores do ano, foi ‘esquecido’ da relação final da Fifa. O próprio jogador chegou a ironizar a ausência com posts nas redes sociais, afirmando que iria largar o tênis para virar jogador de basquete – e depois gamer.

Mas será que Neymar tem razão em reclamar e ironizar sua ausência na lista de finalistas do The Best desta temporada? O Torcedores.com comparou os números do camisa 10 do PSG com o desempenho de Cristiano Ronaldo e Messi, e talvez isso ajuda a explicar o motivo do brasileiro ter sido ‘preterido’ da lista final.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que o período considerado para avaliação da Fifa foi do dia 8 de julho de 2019 até o dia 7 de outubro de 2020, após o término da Champions League. Os jogadores pré-selecionados receberam votos de técnicos e capitães de seleções, um jornalista de cada país afiliado à Fifa e de torcedores – cada um desses grupos de eleitores têm votos com pesos diferentes.

A TEMPORADA DE NEYMAR:

Neymar começou a temporada contrariado após ter sido ‘forçado’ a permanecer no PSG, mesmo demonstrando o desejo de ser negociado. O brasileiro foi, novamente, muito prejudicado por causa das lesões – segundo dados do site Transfermarkt, contando o período considerado para avaliação da Fifa, o atacante perdeu pelo menos 15 partidas por lesão.

Na temporada 2019/2020, Neymar disputou 27 partidas, com 19 gols marcados (média de 0,7) e 12 assistências. Ao todo, foram 2.386 minutos em campo. O brasileiro ajudou o clube a conquistar quatro títulos: Campeonato Francês, Copa da França, Copa da Liga-Francesa e Supercopa da França.

PUBLICIDADE

NÚMEROS DE MESSI E CR7:

Cristiano Ronaldo ainda não conseguiu levar à Juventus a uma posição de destaque na Champions League, mas segue como principal nome da equipe, apesar de seus x anos. O português ajudou a Velha Senhora a conquistar o Campeonato Italiano na temporada pasada. Individualmente falando, o camisa 7 acumulou 47 jogos, 37 gols e sete assistências.

Ao contrário de Neymar e Cristiano Ronaldo, Lionel Messi não conquistou nenhum título com o Barcelona na temporada 2019/2020, sem contar que foi eliminado da Champions League com uma vexatória goleada por 8 a 2 para o Bayern de Munique.

Se tratando de desempenho individual, porém Messi tem ampla vantagem sobre Neymar: foram 44 partidas disputadas, 31 gols e 27 assistências.

LEIA MAIS:
Com Cristiano Ronaldo no topo, revista lista 10 atletas mais bem pagos da última década; Neymar é o 9º
Neymar se manifesta após entrada violenta: “Choro de dor, desespero, medo, muletas e outras lembranças ruins”

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes