Home Torcedoras CBF se cala e Marta publica indireta após Bolsonaro chamar comparação de salários entre ela e Neymar de “ridícula”

CBF se cala e Marta publica indireta após Bolsonaro chamar comparação de salários entre ela e Neymar de “ridícula”

Rainha do Futebol provocou em suas redes sociais

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A CBF preferiu não se pronunciar de forma alguma após o presidente Jair Bolsonaro dar resposta atravessada sobre uma das questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado no último domingo (17), que comparou os salários de Neymar e Marta e ressaltou a diferença de tratamento do futebol feminino para o masculino no Brasil.

PUBLICIDADE

A questão não abordou questões extra-clube, apenas os salários que ambos receberiam anualmente. O proposto é “Quanto vale um gol?” E o foco são nos números: Marta recebe 400 mil dólares em um ano, enquanto Neymar recebe 14,5 milhões de dólares no mesmo período. Neymar, no momento daquela contagem, havia marcado 50 gols pela Seleção, enquanto Marta tinha 103 gols pela Seleção naquele período. Portanto, Marta recebia 3,9 mil dólares por um gol, enquanto Neymar recebia 290 mil dólares por um gol.

A questão do Enem não passou batida por Jair Bolsonaro, que reforçou a polêmica e disse que a mesma é “ridícula”. Segundo ele, não existe comparação para o futebol masculino e o feminino no Brasil.

PUBLICIDADE

“O banco de questões do Enem não é do meu governo ainda, é dos governos anteriores. Têm questões ali ridículas, ainda. Ridículas, tratando do assunto. Comparando mulher jogando futebol, mulher e homem, por que que a Marta ganha menos que o Neymar”, disse Bolsonaro à imprensa, seguindo com mais críticas.

“Não tem que ter comparação, o futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil. O que o Neymar ganha por ano, todos os times de futebol juntos no Brasil não faturam por ano. Como que vai pagar para a Marta o mesmo salário? Isso chama-se iniciativa privada. Ela que faz o salário. Ela que mostra para onde o mercado deve ir. Então, (o exame) faz umas questões absurdas sempre pregando a igualdade, mas por baixo.”

A CBF não emitiu qualquer nota sobre Marta ou Neymar. Ambos são dois dos maiores goleadores da história da Seleção Brasileira e estão envolvidos na polêmica.

Marta, por sua vez, não deixou barato e foi às suas redes sociais. Sem citar nomes, deixou um recado ao atual presidente do Brasil.

PUBLICIDADE

“Uns serão lembrados como os melhores da história, já outros…”