Home Mercado da Bola Chile: Beccacece, Pékerman, Pellegrini e Felipão são cotados para técnico; campeão da Champions League é descartado

Chile: Beccacece, Pékerman, Pellegrini e Felipão são cotados para técnico; campeão da Champions League é descartado

Luiz Felipe Scolari está cotado para comandar a seleção do Chile

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) vai repetir a estratégia utilizada em 2019 para contratar o substituto para o técnico Reinaldo Rueda: iniciar mais de uma negociação, sem descartar alguém mais rodado, uma unanimidade.

PUBLICIDADE

O presidente da ANFP, Pablo Milad, tem quatro nomes na mira, todos estrangeiros, com rodagem internacional O dirigente se reuniu com os executivos da entidade na última quinta-feira, em Santiago, e começou a avaliar os nomes oferecidos para comandar o Chile.

Pablo Milad falou sobre Sebastián Beccacece e José Pékerman, livres no mercado, Manuel Pellegrini, do Betis, Luiz Felipe Scolari, do Cruzeiro A parte financeira não é o maior problema: todos recebem menos em relação a Reinaldo Rueda. Ele avalia os prós e contras.

PUBLICIDADE

O argentino Beccacece, 40 anos, chama a atenção por ter sido auxiliar de Jorge Sampaoli na seleção do Chile entre 2012 e 2015. Além disso, ele conhece bem o futebol local. Afinal passou pela Universidad de Chile. Sua personalidade confrontacional, porém, gera preocupação.

O também argentino Pékerman, por ser experiente e querer dirigir a seleção, é um dos cotados. O perfil mais sóbrio agrada, assim como o trabalho expressivo à frente da Colômbia nos Mundiais de 2014 e 2018. A grande comissão técnica, com 20 profissionais, pesa contra.

Luiz Felipe Scolari, 71 anos, é opção por ter sido campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002. A passagem pelo comando de Portugal é outro ponto favorável. Atualmente no Cruzeiro, Felipão ameaça deixar a equipe após se irritar com os problemas internos do clube.

Com passagens por clubes da Argentina, Equador, Espanha, Inglaterra e China, Manuel Pellegrini é, portanto, o maior técnico chileno na atualidade. Por isso, é lembrado com frequência por torcedores e jornalistas para comandar a seleção do Chile.

PUBLICIDADE

Pellegrini, porém, sempre priorizou sua carreira internacional. Dessa forma, a imprensa local costuma criticá-lo abertamente por se colocar na condição de ‘indisponível’ para comandar a Roja. Hoje, é técnico do Bétis. Seu contrato com a equipe espanhola vai até junho de 2021.

Pablo Milad quer uma definição rápida para não prejudicar o planejamento visando a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. O dirigente, inclusive, vai dar autonomia para o novo treinador utilizar a Copa América como laboratório para as Eliminatórias.

De acordo com o site chileno “Em Cancha”, pessoas próximas ao presidente da ANFP apostam em pelo menos duas semanas de espera por causa da procura por alguém de impacto. Afinal, o dirigente deseja um profissional que se engaje no projeto Qatar-2022.

Benítez é descartado pelo Chile

O técnico espanhol Rafa Benítez, do Dalian Pro, da China, foi oferecido por empresários a ANFP. O presidente Pablo Milad confirmou que o nome do espanhol chegou através de um intermediário, mas que uma negociação não foi aberta.

PUBLICIDADE

A dirigente descartou a contratação por questões financeiras. De acordo com o site “Transfermarkt”, o espanhol ganha 13,5 milhões de euros (R$ 86 milhões, pela cotação atual) por ano no futebol chinês. O valor, inclusive, não contempla sua comissão técnica.

Com 60 anos, Rafa Benítez comandou o Liverpool na conquista da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2004/2006. Também tem passagens pelo Real Madrid, Valencia, Chelsea, Newcastle, Internazionale, Napoli, entre outras equipes.