A edição de 2021 do Brasileirão Série B pode ser histórica por um motivo ruim para grandes torcidas do futebol brasileiro, mas também divertida para muitas outras. Isso porque, dependendo de uma combinação de resultados, e se todos os torneios acabassem neste dia 22 de janeiro, 5 campeões do Brasileirão estariam na segunda divisão nacional, juntos, pela primeira vez. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Rodolfo Rodrigues, no Twitter.
Série B de 2021 pode ter 3 grandes pela 1ª vez e 5 ex-campeões brasileiros:
– Cruzeiro
– Guarani
– Botafogo
– Coritiba
– Vasco— Rodolfo Rodrigues (@rodolfo1975) January 21, 2021
O primeiro ponto é que dois campeões brasileiros já estão na Série B na edição de 2020, sendo eles o Guarani, que conquistou o título em 1978, e o Cruzeiro, que é tetracampeão nacional.
Paredões! Veja os goleiros que passaram mais jogos sem sofrerem gols no Brasileirão
Ambas as equipes vão permanecer para a disputa do ano que vem, visto que não tem mais chances de serem rebaixadas e não tem mais qualquer chance de acesso. Vale destacar que o Guarani chegou a figurar na parte de cima da tabela em um período e disputou o acesso, mas perdeu fôlego. O Cruzeiro ficou apenas na parte de baixo da tabela.
Os rebaixados
E é daqui que vem a maior parte dos campeões que podem inflar a Série B de 2021. Isso porque dos quatro times que serão rebaixados no Brasileirão, três deles já tem mais de 90% de chances de caírem e provavelmente não escapem. São eles o Goiás, o Coritiba, campeão brasileiro em 1985, e o Botafogo, bicampeão nacional. Sendo assim, já se somariam quatro campeões do Brasileirão na Série B do ano que vem.
Mas para completar a conta, o último time que seria rebaixado se o Brasileirão terminasse neste exato momento seria justamente mais um tetracampeão nacional, o Vasco. A equipe tem 32 pontos e até havia conseguido sair do Z4 há duas rodadas, mas vem de duas derrotas e voltou para a zona do rebaixamento. Se a queda do Cruz-Maltino se confirmar, teremos na Série B do ano que vem cinco campeões brasileiros pela primeira vez: Cruzeiro, Guarani, Botafogo, Coritiba e Vasco.

