Final da Libertadores: O que acontece se Palmeiras x Santos acabar empatado?

Regulamento muda para a decisão do principal torneio do continente

Matheus Camargo
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: César Greco/Palmeiras

Palmeiras x Santos fazem a final da Libertadores neste sábado (30), no Maracanã, e definem quem será o representante da América do Sul no Mundial de Clubes.

Mas o que acontece se o clássico paulista da final da Libertadores terminar empatado?

Parece uma pergunta simples, mas pode confundir quem acompanhou toda a Copa Libertadores desde o início. Acontece que o regulamento tem uma mudança importante para a final há vários anos.

Seu time maltrata seu coração? 

Deixa que o Clude cuida dele para você!

Em todos os mata-matas a Conmebol estipula que, caso uma partida termine empatada, a decisão da vaga vá prontamente para as penalidades.

Mas na final a entidade modifica o sistema e impões uma prorrogação de 30 minutos, dividida em dois tempos de 15 minutos, assim como em jogos de Copa do Mundo ou de Mundial de Clubes.

A Conmebol promove essa mudança para valorizar a final da Libertadores como o principal evento do continente. Como jogo único, a prorrogação se torna ainda mais crucial para dar valor ainda maior ao produto em caso de igualdade no placar.

Em caso de empate também na prorrogação, no caso, a partida vai para as penalidades máximas. Vale lembrar que recentemente, em 2018, a final da Libertadores entre River Plate x Boca Juniors acabou na prorrogação, mas o River resolveu a partida nos 30 minutos e não foram necessárias as penalidades máximas.

Valem bilhões! Site monta seleção sub-23 do mundo e valores impressionam; veja a equipe